Crianças com déficit no desenvolvimento mental e atraso nas zonas potencial e real

Páginas: 5 (1024 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Relatório de Observação de um Fenômeno Psicológico

CRIANÇAS COM DÉFICIT NO DESENVOLVIMENTO MENTAL E ATRASO NAS ZONAS POTENCIAL E REAL

Reconhecendo a importância do estudo de déficit desenvolvimento da criança, em especial o desenvolvimento real e proximal, o objetivo desta pesquisa foi investigar o desenvolvimento mental de crianças da APAE de faixa etária de 7 a 11 anos que apresentamdificuldades de aprendizagem sem diagnóstico de deficiência física, penas com atraso e seu desenvolvimento mental. Observados na APAE na sala do SAED de maravilha - SC.
A dificuldade na aprendizagem pode ser considerada como a interação de uma série de fatores que resultam no baixo rendimento frente à situação de aprendizagem (Medeiros, Loureiro, Linhares, Maturano, 2000). Há muita controvérsia emtorno do conceito "dificuldade de aprendizagem", contudo existe um consenso sobre a existência de uma discrepância severa entre o que é esperado e o desempenho apresentado (Pacheco, 2005).
O desenvolvimento infantil é caracterizado por uma série de mudanças que ocorrem ao longo da vida de suas vidas, resultante da interação e necessidades de sua biologia, da tarefa e das condições do ambiente. Aparticipação ativa em atividades é um modo efetivo de reforçar as habilidades essenciais ao raciocínio e a aprendizagem.
O aprendizado e o desenvolvimento estão ligados desde o primeiro dia da criança. Vygotsky toma como um dos seus pressupostos básicos a ideia de que o seu humano constitui-se enquanto tal em relação com os demais. O aprendizado é capaz de gerar zonas de desenvolvimento proximal.A zona de desenvolvimento proximal consiste na distancia que faz a mediação entre o nível atual, chamado de zona de desenvolvimento real de desenvolvimento da criança, determinado pela sua capacidade atual de resolver problemas individualmente e o nível de desenvolvimento potencial determinado através da resolução de problema sob a orientação de adultos. Ao interagir com as pessoas em seuambiente e quando atuam são capazes de operar, uma vez que foram deflagrados pela aprendizagem. Nessa direção a capacidade de desenvolvimento potencial das crianças está fortemente ligadas as diferenças qualitativa no ambiente social das quais fazem parte.


Fundamentação Teórica
O Aprendizado e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida. Vygotsky tem como ideia centralde que o ser humano constitui-se enquanto tal em relação com os demais.
A aprendizagem não é, em si mesma, desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem da criança conduz ao desenvolvimento mental, ativa todo um grupo de processos de desenvolvimento, e esta ativação não poderia produzir-se sem aprendizagem. Por isso, a aprendizagem é um momento intrinsecamente necessário euniversal, para que se desenvolvam na criança essas características não naturais, mas formadas historicamente.
Um conceito fundamental para a compreensão do processo cognitivo humano em Vygotsky (1984) é a zona de desenvolvimento proximal. Este se refere ao percurso que faz um indivíduo para desenvolver funções que se encontram em processos de amadurecimento e que mais adiante de tornarão funçõesconsolidadas, estabelecendo assim o nível de desenvolvimento real do indivíduo. Por exemplo, ao executar uma atividade, a criança pode necessitar da ajuda do professor ou de uma pessoa mais velha (habilidade situada em uma zona de desenvolvimento proximal), mas no futuro a criança será capaz de executar sozinha (habilidade situada em uma zona de desenvolvimento real).
De acordo com Vygotsky (1984), oaprendizado é capaz de gerar zonas de desenvolvimento proximal. Ao interagir com as pessoas em seu ambiente e ou quando atuam com seus pares, os processos internos de desenvolvimento são capazes de operar, uma vez que foram deflagrados pela aprendizagem. Nessa direção, a capacidade de desenvolvimento potencial das crianças está fortemente ligada às diferenças qualitativas no ambiente social das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Zona De Desenvolvimento Real
  • O Desenvolvimento Mental da Criança
  • Desenvolvimento mental da criança
  • O desenvolvimento mental da criança
  • Atraso mental
  • Teoria de Paget sobre o desenvolvimento mental da criança Fichamento
  • A RELAÇÃO AFETIVA E O DESENVOLVIMENTO MENTAL DA CRIANÇA ATRAVÉS DO JOGO
  • Atraso de desenvolvimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!