Crianças Americanas

Páginas: 5 (1186 palavras) Publicado: 14 de janeiro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
INSTITUTODE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA


Crianças Americanas1
Há infâncias de todas as formas e maneiras, pluralidade de suas ações percebemos que há inúmeras maneiras de tê-la, estas infâncias se distinguem conforme as condições de vida de cada criança, temos que nos distanciar do ideia de que infância é sinônimo de brincar e ser feliz, a infância éuma fase da vida, onde por ela passam idas, que trabalham, que sofrem maus tratos, que são prostituídas, pobres, ricas, enfim uma infinidade de condições que os humanos vivem, e é por isso, que quando nos referimos à infâncias usamos o termos “infâncias” por consequência desta pluralidade e diversidades que as crianças vivenciam em suas infâncias.
A infância é uma construção social, surge estanecessidade de considerar a infância para inseri-la na sociedade, na escola, pois até então estas eram vistas como minorias e sem voz, as crianças tem sido oprimidas mesmo sendo o futuro de nossa sociedade.
“Assim ser criança varia entre sociedades, culturas e comunidade, pode variar no interior de uma mesma família e varia de acordo com a estralificação social” (SARMENTO, pg 16).
O filme“Crianças Invisíveis” assistido na aula de Infâncias, Culturas e Educação retrata realidades vividas em diferentes locais do mundo, explicita as culturas que cada criança vive em seu contexto e o jeito que elas produzem e reproduzem suas realidades.
O episódio que escolhi para refletir em meu trabalho foi o episódio “crianças americanas”, este mostra crianças que vivem em uma zona periférica violenta,e as crianças que vivem nesta zona percebem a violência como um hábito normal. Blanca é o foco da história, ela é portadora de AIDS, tem em torno de 12 anos, seus pais são viciados em drogas e portadores do vírus HIV, sua mãe transmitiu o vírus para Blanca na gestação.
Blanca possui uma familiaridade com a violência pelo fato de seus ídolos serem 50 Cent e 2PAC, estes sofreram vários atentadosà vida, devido a drogas e brigas, e para as crianças desta comunidade é natural matar, ou atirar para resolver problemas. As crianças da escola e da comunidade vivem em um ambiente de ofensas, provocações, deboches e bullying. Ela sofre agressões pelo simples fato de ser magra, ou seja, qualquer coisa é motivo de brigas, sendo que as crianças que a rodeiam incentivam a violência.
Os pais deBlanca são desempregados, seu pai era soldado do Vietnã. E as drogas fazem parte do cotidiano familiar deles, mas falam como se não fossem dependentes químicos, não se aceitam. Seu pai faz agressões verbais com sua mãe e com a filha.
Blanca deve tomar coquetéis de remédios por ser portadora do vírus HIV, mas sua mãe tenta cuida-la e protege-la, só que o vicio é mais forte, Blanca acaba se medicandosozinha, mas não gosta de tomar os remédios e acaba não tomando, pois ao entender da menina, os coquetéis são somente vitaminas para manter o “sangue limpo” e todos os dias passa mal na escola devido à falta de sua medicação. Seu pai incentiva Blanca a não tomar, com o discurso de que são drogas fornecidas pelo Governo. Ela ainda não sabe exatamente o que tem.
Toda a comunidade sabe que os paisde Blanca são drogados, Blanca sofre insultos como “Filha da AIDS” e ela confirma suas duvidas quando escuta uma discussão de seus pais, onde sua mãe pede para seu pai tomar os remédios para combater o vírus, pois é portador de HIV e hepatite B e C, mas ele não aceita que é infectado e não admite ter passado o vírus para a esposa e a mesma ter passado para sua filha. Quando Blanca escuta isso entraem desespero e acha que vai morrer.
Na escola percebo que não interação entre pais e escola, pois vejo a diretora com certa insegurança e sem controle sobre situações que acontecem na escola.
A solução encontrada pelos pais de Blanca foi leva-la a um grupo de apoio chamado Organização e Saúde para Adolescentes, onde os adolescentes que frequentem vivem em contextos parecidos e todos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • americanas
  • americanas
  • Americanas
  • Americanas
  • Americana
  • Americanas
  • Americana-sp
  • Eleições americanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!