Crianças abandonadas

Páginas: 7 (1704 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
Introdução
Nos dias de hoje, a maioria das crianças pobres são vítimas do abandono, sem casa, família, educação, sem ter o que comer ou vestir, abandonadas pelas ruas das cidades, essa é a triste realidade em que vivemos. 
Nem todas as pessoas sabem o que é uma vida moderna. É a outra face de um país, na qual as pessoas têm apenas uma meta: matar a fome para preservar a própria vida. Pelas ruasdas cidades, encontra-se  muitas meninas e meninos buscando uma maneira de sobreviver, alguns são catadores, outros mendigos, a maioria come alimentos encontrados em latas de lixo.
Não tendo muita opção, mas pela necessidade de sobrevivência, muitas daquelas crianças com o passar da idade se tornam assassinos ou ladrões. Assim se esse caso de abandono por parte de seus pais não for solucionado,vai faltar dinheiro para levantar prisões.
     Existem vários tipos de abandono, tem crianças que foram abandonadas por seus pais e passam anos morando em orfanatos a espera de uma nova família que as adote. Mas infelizmente isso não acontece com muita frequência no Brasil, pois há muita burocracia e pouco incentivo. 
 As crianças de rua também podem ser consideradas abandonadas, embora nemtodas estejam perdidas e sem família, em muitos casos os próprios pais as ignoram ou as reprimem, fazendo com que elas saem de casa. 
     Seja se perdendo de seus lares ou os deixando por vontade própria, acabam encontrando uma realidade, de fome, solidão, sem esperanças e sonhos.  Em vez de estarem sendo ensinadas para enfrentar o mundo que as espera, já estão nele sem nenhum preparo tantoeducacional quanto psicológico. 
   A falta de experiência e sem ninguém para guia-las corretamente, acaba cometendo o erro de irem para o lado obscuro das ruas, envolvendo-se com drogas, na prostituição, mas o mundo do crime é o caminho mais trágico para elas, através da marginalidade muitas perdem suas vidas. 
    . 

Desenvolvimento
O número cada vez maior de crianças abandonadas põe em risco opróprio desenvolvimento da sociedade no século XXI. De acordo com estatísticas que vivem sendo divulgadas pela mídia comprovam que não estamos dando a devida atenção para um problema que vem crescendo a cada dia. O Brasil tem participado de um amplo processo internacional que envolve a construção do documento Diretriz das Nações Unidas sobre o Uso e Condições Apropriadas para CuidadosAlternativos com Crianças (MDS, 2006), que tem como objetivo orientar os estados membros da Organização das Nações Unidas - ONU em relação ao atendimento a crianças que se encontram sem o cuidado dos pais. Como fundamentação à necessidade de uma mudança de postura nesta área de atendimento, no caso a desconstrução de uma prática assistencialista, são centrais as concepções apresentadas neste documento sobrea condição de crianças (e adolescentes) como sujeitos de direitos e seres em desenvolvimento.
A concepção de questão social se insere no contexto do empobrecimento da classe trabalhadora e tem sua origem atrelada ao nascimento do Capitalismo. Em outros termos, tratam-se das expressões decorrentes das contradições entre as categorias capitais e trabalho, próprias do sistema capitalista deprodução. No Serviço Social, a concepção de questão social mais difundida é a de CARVALHO e IAMAMOTO, (2007, p.77): "A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, dacontradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão".
O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA é um marco na área de atenção à infância. A partir dele busca-se o afastamento do formato das tradicionais instituições de acolhimento e cuidado de crianças abandonadas ou retiradas do contexto familiar. Neste artigo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crianças abandonadas
  • Criança abandonada
  • Crianças abandonadas
  • Crianças abandonadas
  • crianças abandonadas
  • Crianças abandonadas
  • CRIANÇAS ABANDONADAS
  • Crianças abandonadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!