Crianças abandonadas no brasil

Páginas: 6 (1395 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
Sistema de Ensino Presencial Conectado
SERVIÇO SOCIAL

NATHÁLIA DE SOUZA FEITOZA



Natal
2013


LUANDA PACHECO
NATHÁLIA DE SOUZA
POLLYANNA BATISTA
YALE VITAL

NATHÁLIA DE SOUZA FEITOZA

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Sociologia, FHTM do Serviço Social IIl ,Orientadores:

Natal
2013

Resumo:
O obetivo do trabalho foi conhecer o histórico
dos usuários de crack,bem
* SUMáRIO
1.AS CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL ...........................................2
2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................. 3
5. CONCLUSÃO............................................................................................ 5
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................... 6

* 1. as CRIANÇAS ABANDONADAS no brasil
Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre o grave problema de abandono de crianças no Brasil, considerando que esse problema vem se espalhando rapidamente, pesquisas feitas, mostram que a estatística mais triste encontra-se em SãoPaulo. Dados mostram que, a cada dia, duas crianças são abandonadas na cidade, em abrigos ou nas ruas. Só nos primeiros três meses deste ano, mais de 200 crianças foram desamparadas. Isso equivale a uma média de 15 crianças a cada semana, comprovando que nos países subdesenvolvidos o controle de natalidade ainda é muito baixo.
Segundo o estatuto da Criança e do Adolescente - ECA é um marco naárea de atenção à infância, A partir dele busca-se o afastamento do formato das tradicionais instituições de acolhimento e cuidado das crianças abandonadas ou retiradas do contexto familiar. Entretanto o movimento de mudança evidencia a existência de um território no qual os problemas são muitos e demandam intervenções complexas, concomitante a um processo contínuo de reflexão sobre o tema.
Oenfrentamento desse problema é um assunto que vem se repercutindo desde o século XVIII, muitas mães e famílias sem condições de criar seus filhos, os abandonavam nas ruas, atualmente, nossa sociedade ainda sofre heranças desse passado, milhares de mães solteiras geralmente continuam sofrendo discriminação e abandonando seus filhos, tanto por esse processo discriminatório, pelo fato de serem muito novase mães solteiras, quanto pela miséria e falta de condições econômicas para criá-los.




2. DESENVOLVIMENTO

A questão desse abandono de crianças no Brasil é tão antiga quanto à própria humanidade, a maioria das crianças pobres são vítimas do abandono, sem casa, família, educação, sem ter o que comer ou vestir, abandonadas pelas ruas das cidades, essa é a triste realidade quevivemos. Nem todas as pessoas sabem o que é uma vida moderna. É a outra face, num país, onde as pessoas têm apenas uma meta: matar a fome para preservar a própria vida. Pelas ruas das cidades se encontra muitas meninas e meninos encontrando uma maneira de sobreviver, alguns são catadores, outros mendigos, a maioria come alimentos encontrados em latas de lixo. Não tendo muita opção, mas pela necessidadede sobrevivência, muitas daquelas crianças com o passar da idade se tornam assassinos ou ladrões. Assim se esse caso de abandono por parte de seus pais não for solucionado, vai faltar dinheiro para levantar prisões. Encontrar soluções é o que move muitos projetos, pois crianças inocentes não merecem pagar por erros de seus pais. Enquanto muitas pessoas não aprendem a se prevenir para evitar terfilhos que não poderão criar, crianças abandonadas deverão ser encaminhadas para abrigos e orfanatos, tendo assim a oportunidade de ter uma família, educação e qualidade de vida. Na sociedade brasileira,por exemplo, em 1940, a população era de 40 milhões de habitantes. Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são mais de 180 milhões de brasileiros, o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • criança abandonada no brasil
  • Crianças abandonadas no brasil
  • Crianças abandonadas no Brasil
  • Crianças abandonadas no brasil
  • Crianças abandonadas no brasil
  • Crianças abandonadas no brasil
  • Crianças abandonadas no brasil
  • Crianças Abandonadas no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!