Crianças abandonadas no brasil

Páginas: 6 (1384 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SERVIÇO SOCIAL

severiana rodriguês da silva

crianças abandonadas no brasil: um problema social ou político?

A triste realidade definida como sociedade.

Palmas
2012

severiana rodriguês da silva

somos seres racionais!

Abandono de incapaz é crime,e negligencia contra raça.Trabalho apresentado ao Curso Serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Psicologia Social,Filosofia,Sociologia, FHTM do Serviço social Il.

Prof. Lisnéia Rampazzo,Sergio de Goes Barbosa, Adarly Rosana,Márcia Bastos,João Vicente Hadich Ferreira.

Palmas
2012

A triste relidade da sociedade brasileira.1-INTRODUÇÃO

No Brasil,o abandono de crianças vem desde a era colonial,onde eram jogadas em becos, lixo, mangues, ruas e portas de casas. Algumas dessas eram recolhidas e salvas outras mortas por animais e pela ação do tempo.
O abandono desses bebês, muitas vezes era para preservar a honra das moças da sociedade e também pela falta de recursos financeiros para criar mais um filho eramotivo para o abandono ou infantícidio. A importância dos cuidados na primeira infância, a busca em defesa dos direitos das crianças e os atos sociais.
2-DESENVOLVIMENTO

A primeira infância é a fase de maior vulnerabilidade, que demanda proteção especial em um ambiente seguro,acolhedor e estimulante. Entender a criança como pessoa em desevolvimento implica conferir a plenitude do momento dainfância por ela ter sentido em si mesma e, adicionalmente reconhecer o dinamismo do processo de formação cujo o ressultado é o futuro.
A sociologia da infância tem sido um campo do conhecimento que tem nos premitido lançar olhares diferentes para as crianças buscando compreender as diversas dimensões da infância sob seus próprios ponto de vista. O que implica afirmar que são necessárias maispesquisas que dimensionem as relações construidas pelas crianças e seus pares num mundo organizado na perspectiva do adulto, e que nos permitam conhecer as formas como as crianças estão produzindo suas próprias cultura superando limitações e quebrando as barreiras que adulto lhes impoem.
O Brasil recebeu forte influência do positivismo,onde a ordem e o progresso tinha que andar juntos, paramanter a ordem leis foram criadas, e o crescimento desordenado pelo progresso, fizeram famílias sairem em busca de emprego nas cidades grande,sem recursos para se manterem foram morar em locais inadequados, onde seus filhos ficavam largados nas ruas , por não terem locais para deixa-los como creches,outros trabalhava nas fábricas com longas jornadas de trabalho, debilitando suas saúde levando amorte por falta de recursos para o tratamento.
Se a sociedade é um conjunto de normas de ação, pensamento e sentimento, que não existem apenas na consciência dos indivíduos, mas não construídas exteriormente na coletividade, porque isso acontece até hoje? A família é o princípal agente de socialização é o agente básico e o mais importante, no qual o indivíduo é influênciado num primeiromomento ao nascer, e mantem essa influência de alguma forma durante a sua vida, dessa forma quando uma criança é abandonada ela sofre agressões físicas, mentais e perde sua identidade que a família.
A preocupação com a criança com a mortalidade infantil, o menor abandonado e a deliquência infantil, aparece nos primeiros anos do governo Vargas. Em 1932, em uma mensagem de natal, o presidentedirigiu se aos interventores dos estados chamado a atenção para tais problemas. No ano seguinte, convocou uma grande Conferencia Nacional de Protecao a Infancia, que contou com a participaçao de delegados de todos os estados, alem de representacão de instituicoes privadas. Os debates realizados durante a conferência contribuiram para crianção em 1934, de Diretoria de Proteção a Maternidade e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • criança abandonada no brasil
  • Crianças abandonadas no brasil
  • Crianças abandonadas no Brasil
  • Crianças abandonadas no brasil
  • Crianças abandonadas no brasil
  • Crianças abandonadas no brasil
  • Crianças abandonadas no brasil
  • Crianças Abandonadas no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!