CRIANÇAS ABAMDONADAS

Páginas: 5 (1212 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014










DESENVOLVIMENTO

O sujeito era visto como passivo, pois vivia exclusivamente nos campos, hoje este conceito tem mudado, pois o sujeito tornou-se participativo na sociedade interigindo através de industrias, da mídia, na cultura, na comunicação e no uso digital, realizando trabalhos em grandes áreas industriais, participando estudando epondo em prática a economia política.
Mesmo obtendo avanços o indivíduo tem se mostrado egoísta, egocêntrico para obter benéficas próprias não respeitam o que o outro sofre predominando o individualismo deixando alguns ideais de lado agindo muitas vezes de forma alienada.
A roda dos expostos era um dispositivo que teve sua origem italiana e medireview, onde no início se tirava proveito em manter oisolamento máximo dos monges reclusos e logo depois foi adotada para resguadar o anonimato daquele que colocavam nela bebês enjeitados.
No Brasil a acolhida de órfãos através da Roda se torna estável no século XVIII na era colônia. Onde muitas escravas deixavam seus filhos para que os mesmos não se tornassem escravos, pelas condições precárias de vida, pela gravidez indesejada, pela escassez derenda, pelo filho que possuia algum distúrbio anormal e pela avaliação que os pais recebiam da sociedade.
Segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) assegura direitos fundamentais as crianças e adolescentes como:
Direito a Sobrevivência: direitos à vida, a saúde e alimentação. Desenvolvimento pessoal e social: direitos à educação, a cultura ao lazer e a profissionalização. Integridadefísica, psicológica e mental: direito a dignidade, ao respeito, a liberdade e a convivência familiar e comunitária.
Por volta de 1930 as alterações aconomicas ocorridas no Brasil deram origem as mudanças na estrutura social brasileira, a industrialização acelerou desenvolvimento das cidades, transformando-as em importantes centros atrativos para as populações rurais.
Devido ao grande crescimentoda população ser maior que a oferta de emprego as cidades industriais começaram a enfrentar grandes problemas como a falta de habitação, saneamento básico, falta de escolas, saúde muito precária, falta de assistência social a esta população.
Devido a essa demanda de problemas Getúlio Vargas foi levado a realizar uma reestrutura do País com um forte investimento na área da educação, da saúde, dosaneamento básico, na reforma desses lugares, na construção de moradias adequadas e um maor projeto para dar condições a essas famílias para que não abandonem seus filhos tentando certificar-se que os direitos b´sicos e a dignidade desta população.
No governo atual vemos que os investimentos que abrangem a área de saneamento básico, na construção de novas residências, na criação de Progamas Sociaiscomo o Bolsa Família, programa de erradicação do trabalho infantil, Programa Brasil Alfabetizado, combate às drogas, condiçoes de disponibilizar renda as famílias, uma maior qualificação da Assistência Social e na saúde para que possam fazer um melhor diagnóstico no caso de maus tratos as crianças assegurando a elas os direitos fundamentais do ECA dando possibilidade de trabalho para que os paistenham condições de criar seus filhos sem que aja necessidade de abandona-los onde desde as colônias até hoje vem progredindo em defesa da população mais carente.
O tempo foi passando e aquela criança passiva e enxergada como um simples receptor de opiniões dos mais velhos, as crianças realizavam pactos e contratos, dividem com os adultos suas opiniões próprias e progridem ao seu lado e também emsociedade com outras crianças, novas culturas onde vem lucrando cada vez mais seu espaço nos debates das políticas sociais, no seu crescimento e as mudanças que essa população pode causar na sociedade como o passar do tempo seja na economia da política, na educação colaborando com os demais.
Cerca de 3,7 mil crianças abandonadas que estão nos abrigos do Paraná, muitas dessas crianças tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criança
  • crianças
  • O que é criança?
  • o que é criança
  • criança
  • Crianças
  • criancas
  • Crianças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!