Criança e desenvolvimento

Páginas: 10 (2500 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2011
Unidade temática: Gestão Educacional – Atividade postada

A partir da leitura que você realizou sobre o tema em estudo, vamos refletir sobre alguns conceitos abordados. Responda,  abaixo, às questões que se seguem:
a) O que é Organização?
É compreendida como unidade social que reúne pessoas que interagem entre si e que opera por meio de estruturas e processos organizativos próprios, para sealcançar os objetivos da instituição.
b) O que é Administração?
 É a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais.
c) O que é Gestão?
É o processo de tomada de decisões e a direção e controle dessas decisões. Ou seja, a gestãoconstitui-se em uma estratégia de intervenção organizadora e mobilizadora, de caráter abrangente e orientado para promover mudanças e desenvolvimento dos processos a que se destina.
d) O que são Organizações?
Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros. As organizações, portanto, é o resultado da combinação de todos estes elementosorientados a um objetivo comum.

Atividade postada
No item 2 desse capítulo você estudou sobre "Um breve panorama histórico da educação em diferentes tempos e espaços".
Faça um resumo sobre esse histórico, não se esqueça de citar os fatos importantes que marcaram a educação brasileira.

A história da Educação no Brasil começou em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas. Durante 200anos eles foram praticamente os únicos educadores em nosso país. A prioridade dos jesuítas foi sempre a escola secundária, grau do ensino onde eles organizaram uma rede de colégios reconhecida por sua qualidade, oferecendo modalidades de estudos equivalentes ao nível superior. Só em 1808 com a vinda da família Real para o Brasil colônia, a educação e a cultura tomaram um novo impulso, com osurgimento de instituições culturais e científicas, de ensino técnico e dos primeiros cursos superiores. Em 1823 na constituinte, pela primeira vez se associou apoio universal e educação popular, uma como base do outro. Também foi debatida a criação de universidades no Brasil. Na Constituição de 1824 o Império assumiu o compromisso de assegurar instrução primária e gratuita a todos os cidadãos. Nadécada de 1920 inúmeras reformas do ensino primário foram feitas em âmbito estadual. Surgiu a primeira grande geração de educadores: Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, Almeida Júnior, entre outros. Surgiram nesse período (1920/1932) as primeiras universidades brasileiras. Em 1945 até 1964 o sistema educacional passou por mudanças significativas, destacando-se entre elas o surgimentoda atual Fundação CAPES, a instalação do Conselho Federal de Educação, campanhas e movimentos de alfabetização de adultos, expansão do ensino primário e superior e a LDB/61. A Constituição de 1988, promulgada após amplo movimento pela redemocratização do País, procurou introduzir inovações e compromissos, com destaque para a universalização do ensino fundamental e erradicação do analfabetismo.Questões Fechadas: Atividades feitas

No capítulo em estudo, a autora nos apresenta o conceito de Gestão Escolar. Com relação ao termo Gestão Escolar é correto afirmar que:
A-(   x     ) Trata-se de um novo conceito de organização educacional que abrange a dinâmica do trabalho da escola como prática social.
B-(         ) Refere-se a um conceito mais amplo,  mas que não abrange a democratização da tomada de decisões, a elaboração coletiva do projeto pedagógico.
C-(        ) Aborda o entendimento de que a escola é uma unidade social  sem importância para a comunidade.
D-(   ) Promove uma mudança sobre o papel do diretor escolar, percebendo a escola como instituição voltada para uma prática social comprometida com as necessidades de toda a cidade.
E-(       ) Não exige a atuação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criança e Desenvolvimento
  • Desenvolvimento da criança
  • desenvolvimento da criança
  • Criancas e seu desenvolvimento
  • desenvolvimento da criança
  • Desenvolvimento da Criança
  • Desenvolvimento da criança
  • a criança e seu desenvolvimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!