Criança e adolescente

Páginas: 2 (373 palavras) Publicado: 8 de maio de 2014
A adolescência, o judiciário e a sociedade.

Faz-se necessário que leis, normas e regulamentos assegurem condições necessárias para desenvolvimento da criança e do adolescente. Remete-se aqui umdesenvolvimento em direção à formação de indivíduos capazes de assumir seus destinos, realizar suas escolhas com segurança e respeitando ideais de igualdade e fraternidade no seu convívio social. OEstatuto da Criança e do adolescente dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, especificando uma rede de direitos e deveres que devem ser alvo de aplicação dos mecanismos sociaispróprios ao estabelecimento da ordem social. Isto inclui ações na área de saúde e no âmbito judiciário.
O conselho tutelar é o órgão responsável por zelar o cumprimento dos direitos da criança e doadolescente. Esse órgão pode funcionar de maneira interdisciplinar com advogado, psicólogo, pedagogo, assistente social, administrador, além dos próprios conselheiros.
Os adolescentes não amadurecem damesma forma e no mesmo tempo, alguns adolescentes são julgados como adultos e em países onde a maioridade penal é inferior à do Brasil, algumas crianças são julgadas como pequenos adultos.
Osadolescentes que sofreram maus-tratos familiares sofrem mais episódios de violência na escola, vivenciam mais agressões na comunidade e transgridem mais normas sociais, fechando assim um círculo deviolência, vivenciando menos apoio social, com menor autoestima e menor capacidade de resiliência.
Neste mesmo capítulo do PLT, relata uma história de vida de uma criança na qual o mesmo vive sem um pai, emum meio pobre, onde há inversão de valores, um padrão no qual se inscreve um numero indeterminado de crianças, privadas de afeto por diversos motivos, e que acabam destinadas a um universo semelhante.Os atos antissociais que levam à delinqüência podem originar-se de fato, em privação de afeto, mas esta pode provocar sintomas como crueldade, mentiras, rebeldia. Por outro lado em um lar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • criança e adolescente
  • Criança e adolescente
  • Criança e adolescente
  • Criança e Adolescente
  • Criança e adolescente
  • Crianças e adolescentes
  • CRIANÇA E ADOLESCENTE
  • criança e adolescente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!