Criança frente a morte

Páginas: 3 (657 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014
A criança frente à morte:

Segundo Trad, "a morte para a criança é vivenciada como perda de controle, como um último e irremediável abandono".

A reação da criança diante da doença estádiretamente relacionada a múltiplos fatores, tais como idade, estresse imediato representado pela dor física desencadeada pela doença, angústia de separação devido à hospitalização, traços de personalidade,experiências e qualidade de suas relações parentais.

Até os quatro anos, aproximadamente, as crianças têm uma ideia reversível de morte. O conceito, ainda que parcial e incompleto que venham aformar, será apreendido de maneira concreta e estará diretamente relacionado com a informação que obtiverem dos adultos que a cercam. Assim, somente à medida em que a criança amadurece, sua concepção dadoença e da morte vai ficando mais ampla, complexa e realista. Quanto maior, mais concreta será esta compreensão.

No inicio da vida psíquica, existe uma relação muito grande entre o bebe com sua mãe.Uma fase que denominaram de fase simbiótica do desenvolvimento, quando ele não se percebe como um ser distinto.
A partir dos 4-5 meses, com o amadurecimento neurológico e dos órgãos dos sentidos,bem como o desenvolvimento da memória, é capaz de identificar-se a si e à mãe, progressivamente, como indivíduos separados.
Durante este período, a criança cada vez torna-se mais capaz de afastar-sefisicamente da mãe, iniciando a exploração do ambiente a sua volta. Neste momento, pode separar-se apenas por período limitado de sua mãe, uma vez que a separação prolongada leva a criança aexperimentar intensa ansiedade
Tendo em vista a absoluta impossibilidade psíquica da criança separar-se de seus pais antes dos três anos de idade. Entende-se que, até este momento de vida, a criança sofremais pela separação da família e de seus ambientes impostos pela hospitalização, do que pela doença.

Na idade escolar, dos seis aos 11 anos, a criança já se encontra em condições intelectuais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A criança e a morte
  • A criança frente à escrita
  • O impacto da criança frente à hospitalização
  • A criança doente e a morte
  • Resumo: a família e a morte da criança
  • Profissionais de enfermagem frente ao processo de morte em
  • Familia e a morte da criança
  • VIDA E MORTE FRENTE A CONSTITUI O FEDERAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!