Criança em idade escolar

Páginas: 6 (1430 palavras) Publicado: 27 de abril de 2012
1

CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR
(6 – 12 ANOS)


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO......................................................................05
* A criança em idadeescolar....................................................05
* Aspectos histórico – culturais.................................................06
3. CONCLUSÃO...................................................................................08
4. REFERÊNCIAS................................................................................09

INTRODUÇÃO

Segundo Erik H. Erikson, cada estágio ou idade éatravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma negativa. A forma como cada pessoa irá resolver cada crise nuclear, ao longo dos diferentes estágios, irá influenciar a capacidade para resolver, na vida, os conflitos. O indivíduo desenvolve-se através de experiências ligadas às modalidades de resolução de crises.
Os anos intermédios da infância, desde os seis aos doze anos,são frequentemente designados por anos escolares, porque a escola constitui a experiência central nesta fase da vida. Nesta fase a escola é um ponto fulcral para o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial da criança.
As crianças desenvolvem competências em todos os domínios:
Tornam-se mais altas, mais pesadas, mais fortes e adquirem as competências motoras necessárias para participaremem jogos organizados e desportos.
Esta idade cobre os progressos mais importantes no pensamento lógico e criativo, no julgamento moral, memória e capacidade de ler e de escrever.
Mas não é unicamente porque as crianças começam a frequentar a escola que as mudanças têm lugar durante esses anos. Evidentemente, as crianças nesta idade adquirem capacidades que não tinham antes, que lhes permitemcomeçar um novo período de desenvolvimento.
Durante a idade escolar, a criança vivencia um período que ao mesmo tempo é de tranquilidade e de grandes conquistas.
Tranquilidade - porque nesta fase a criança superou algumas características anteriores, como a busca de limites, as dúvidas sobre a sexualidade, e agora já possui uma identidade mais definida. É mais estável emocionalmente e o seurelacionamento com os pais e os demais adultos adquire outras características, com muito menos conflitos.
A partir desta idade o grau de desenvolvimento é avaliado principalmente pelo rendimento escolar, pela maneira de assumir responsabilidades e pelas suas condutas sociais e morais.


DESENVOLVIMENTO

A criança em idade escolar

Esse estágio começa a partir do ingresso da criança naescola, onde ela passa a viver um grande número de experiências. A partir daí a escola passa a ter como função ensinar as normas vigentes, bem como o modo como se desenrolam os relacionamentos interpessoais. Nesse estágio a criança desenvolve suas capacidades e competências (intelectuais, físicas, sociais, escolares). Erikson, dizia que a criança em idade escolar, passa por um processo de grandeprodutividade, porém, se o ambiente não for acolhedor ela pode se sentir inferiorizada e acabar prejudicando o seu desenvolvimento da personalidade.
O conflito (crise), que existe nesta idade, é o reflexo da tensão que existe entre as pressões da sociedade e as necessidades psicológicas do sujeito.
A resolução positiva da crise reflete-se no equilíbrio psicológico, no desenvolvimento, na vivência desentimentos positivos. As crises não resolvidas dificultam o desenvolvimento e a resolução de conflitos que podem surgir mais tarde.
É nesse período que a criança tenta se ajustar em um grupo, até então, estranho de amigos e passa a se afastar de seus pais. A reação dos pais a essa declaração de independência é de decepção, mas a criança ainda precisa do apoio dos pais, apesar de suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criança em Idade Escolar
  • Desenvolvimento cognitivo em crianças em idade escolar
  • DIAGNÓSTICO DE PARASITOSES EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
  • Atividade da criança na idade pre-escolar
  • orientações nutricionais durante a idade escolar- Criança
  • ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO: EM CRIANÇA COM IDADE PRÉ-ESCOLAR
  • Comportamento social e personalidade em crianças em idade escolar
  • A prevalência de doenças parasitarias intestinais em crianças em idade escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!