criança abandonada no brasil

Páginas: 8 (1782 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
SUMARIO



01-INTRODUÇÃO--------------------------------------------------- - 3
02-DESENVOLVIMENTO-------------------------------------------- 4
03-CONCLUSÃO------------------------------------------------------ 704-BIBLIOGRAFIA---------------------------------------------------- 8

1 INTRODUÇÃO

O abandono de crianças é uma forma extrema de negligência infantil e um problema rapidamente crescente e grave problema social. Além dos problemas de saúde física perpetua, abandono apresenta a ameaça do desenvolvimento da personalidade impróprio e cria condições em que podem ser criados os padrões negativos de comportamento sociais quesão exibidas em delinqüentes e criminosos.Abandono provem de várias fontes –desagregação familiar o que por si só pode ser o resultado de habitação inadequada e serviços, pobreza e desemprego, paternidade irresponsável maternidade prematura onde as mães se sentem despreparadas para assumir as responsabilidades da maternidade. Pode ser devido ao nascimento ilegítimo, a morte de ambos os pais,desagregação da família , pela pobreza, a migração e desemprego crônico.








.



















2-DESENVOLVIMENTO



O abandono de crianças no Brasil existe desde o século XVIII, pois muitas mães e famílias não tinham condições de criar seus filhos e acabavam abandonando-os nas ruas. O principal fator do abandono sempre foi a miséria.

Entretanto, existiamoutros fatores que levavam uma mãe a abandonar seus filhos no século XVIII e o principal deles ocorria pelo fato de a mulher engravidar quando ainda era solteira. Na maioria das vezes essas mulheres ganhavam a criança (bebê) e continuavam solteiras. A sociedade brasileira do século XVIII não aceitava que mulheres solteiras tivessem e criassem seus filhos, pois era uma sociedade na qual os valoresmorais e éticos acabavam prevalecendo – conseqüentemente, as mães solteiras sofriam um processo de discriminação e preconceito.
Atualmente, nossa sociedade ainda sofre heranças desse passado: milhares de mães solteiras geralmente continuam sofrendo discriminação e abandonando seus filhos, tanto por esse processo discriminatório quanto pela miséria e falta de condições econômicas para criá-lo ,outro fator é as drogas ,a gravidez na adolescência, as meninas abandonadas no Brasil se prostituem para usar drogas ,no Brasil tem cerca de oito milhões de crianças abandonadas, Dessas duas milhões vivem nas ruas. “São crianças que ficam por aí dormindo pelos cantos, perambulando, envolvidos com prostituição, drogas, furtos e violência”.
A rua é sempre coletiva ,apesar de ser um espaçopúblico, a sociedade insiste em privatizar as ruas, quando não permite que esta seja um espaço de todos, a miséria, o abandono são paisagens não aceitas pela sociedade. Para Crianças e Adolescentes que moram nas ruas essa, apesar de toda violência a rua se estabelece como uma alternativa nem sempre pior que suas casas. Milhões de crianças abandonadas pelos pais, por causa do desemprego e da miséria nomundo e no Brasil, perambulam nas ruas das grandes cidades à procura de alimentos nas lixeiras e depósitos de lixo rio. OS estados mais atingidos é o SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO .
Muitas instituições educativas e sociais foram criadas para receber as crianças abandonadas são : orfanatos e lar da criança . São soluções que procuram até um certo ponto substituir a família.
Nada porém substituiuma família verdadeira. Por isto mesmo o sistema legal de adoção de crianças abandonadas é o sistema ideal, enquanto se procura organizar um novo tipo de sociedade com um sistema sócio-econômico mais justo e eqüitativo, o que vai levar muitos anos ainda. É claro que a família precisa preencher certas condições psicológicas, sobretudo emocionais para poder receber uma criança: equilíbrio,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crianças abandonadas no brasil
  • Crianças abandonadas no Brasil
  • Crianças abandonadas no brasil
  • Crianças abandonadas no brasil
  • Crianças abandonadas no brasil
  • Crianças abandonadas no brasil
  • Crianças Abandonadas no Brasil
  • Criança abandonada no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!