Criação do estado de Rondônia

Páginas: 6 (1484 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ESCOLA MARCELO CÂNDIA SUBSEDE I
1º “A” – ENSINO MÉDIO
HISTÓRIA DE RONDÔNIA









Resenha do Texto ( ou livro):
Escreve o nome do texto, ou do livro a ser resenhado








Nome dos alunos em negrito, em ordem alfabética, somente primeira letra maiúscula e com o número da chamada. Centralizado. Negrito.






















PORTO VELHO-RO
2012ESCOLA MARCELO CÂNDIA SUBSEDE I
1º “A” – ENSINO MÉDIO
HISTÓRIA DE RONDÔNIA





Resenha do Texto ( ou livro):
Escreve o nome do texto, ou do livro a ser resenhado, Maiúsculo, negrito e centralizado.








Nome dos alunos em negrito, em ordem alfabética, somente primeira letra maiúscula e com o número da chamada. Centralizado. Negrito.Resenha apresenta à Escola Marcelo Cândia- Subsede I, em cumprimento às exigências para obtenção de nota, no 3º Bimestre, em História de Rondônia.













PORTO VELHO-RO
2012
ESCOLA MARCELO CÂNDIA SUBSEDE I
1º “A” – ENSINO MÉDIO
HISTÓRIA DE RONDÔNIA









Resenha do Texto ( ou livro):Escreve o nome do texto, ou do livro a ser resenhado








Nome dos alunos em negrito, em ordem alfabética, somente primeira letra maiúscula e com o número da chamada. Centralizado. Negrito.






Resenha apresenta à Escola Marcelo Cândia- Subsede I, em cumprimento às exigências paraobtenção de nota, no 3º Bimestre, na disciplina de História de Rondônia, ministrada pela Professora Telmalice Mesquita Gontijo.


Avaliado em _____/_____/_____

Nota Final: ( ) _____________




PORTO VELHO-RO
2012

MEIRELES, Denise Maldi. Guardiães da Fronteira, Rio Guaporé, século XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 1989.


Resenhado por: Telmalice MesquitaGontijo.1


Denise Maldi Meireles, era antropóloga, indianista, ex-esposa do também indianista e sertanista, Apoena. Autora de outras obras como: Modelos e Processos: Ensaios de Etnologia Indígena, 1990; “Complexo Cultural do Marico: Sociedades Indígenas do Rio Branco, Colorado e Mequens, Afluentes do Médio Guaporé”. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi (Antropologia), vol. 7, nº 2, pp. 209-269.Teve também participação no livro de Lílian Newlands, “Apoena, o Homem que Enxerga Longe”,2006. Faleceu em 1996, de câncer.
Como indianista dedicada, lançava mão de vários tipos de pesquisas, como: pesquisas bibliográficas, documentais, pesquisa-ação, pesquisa participante, e,como não poderia deixar de ser, a pesquisa etnográfica.

A fronteira do Guaporé reflete os elementos medievais e demodernidade presentes no arcabouço mental dos seus idealizadores, construtores e mantenedores: homens que, marcados pelas tradições de luta contra os “infiéis”, traziam um ideário religioso não como vestígio, como relíquia, mas como a essência do seu sistema de representações. Situados numa ponte entre o medieval e o moderno, iriam lutar, pilhar, construir feitorias, fazer “guerra justa” ao índio ecoopta-lo para a guarda da fronteira, sempre em nome da fiel vassalagem ao rei.

Em duas décadas atuando em questão tão delicada, polêmica e explosiva, a antropóloga Denise Maldi Meireles, tem vivido o ponto de vista do índio. Tem ficado ao seu lado, tem partilhado de suas aflições, suas perdas, suas derrotas, não só
___________________
1 Pós-graduanda em Metodologia do Ensino Superiorpela UNINTES-RO; Pós-graduada em Orientação Educacional pela UNICENTRO-PR; Pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Plínio Augusto do Amaral-SP; Pós-graduada em Gestão Escolar pela SEDUC-UNIR-RO; Graduada em Pedagogia pelo INESP-MG; Graduada em História pela UNIR-RO.
E-mail: telmalice@ibest.com.br
como cientista social, mas principalmente como alguém comprometido em seu destino, em sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criação dos territórios federais e do atual estado de rondônia
  • criação dos territórios federais e o atual estado de rondonia
  • Criação da policia civil de rondonia
  • Bacias hidrográficas do estado de rondônia
  • Criação do estado
  • Meio ambiente no estado de Rondônia
  • Clima do estado de Rondônia
  • FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DE RONDÔNIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!