Criação de um produto

Páginas: 7 (1714 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO

Todos sabem que na cidade de Mariana, Minas Gerais, há uma grande concentração de estudantes, principalmente depois da implantação do ICSA (Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas), que foi criada no 2º semestre de 2008, desde então a cidade teve um crescimento gradual de universitários tanto é que atualmente se encontram cerca de 2900 alunos, alguns deles até preferem morar emOuro Preto, mas mesmo assim a maioria se encontra em Mariana; consequentemente, foi criado um potencial de consumo na cidade de bens ou serviços muito grande, principalmente aqueles produtos que são de acesso direto aos estudantes, um grande exemplo seria o de bebidas alcoólicas, que é muito consumido em festas universitárias ou em sociais entre as repúblicas estudantis. Mas apesar desse grandepotencial, não existe em Mariana um local em que entregam cervejas de forma eficiente e a qualquer hora do dia, pois os poucos “disk cervejas” que há neste local, geralmente demoram bastante para ser entregue após o pedido e também há um limite de horário de funcionamento, que é em torno de até às 23h00min. Analisando e avaliando todo essa limitação, decidimos propor a criação de um serviço deentrega, especificamente de cerveja, refrigerante, água e gelo, 24 horas por dia de uma maneira extramente eficiente e ágil, com um preço que possa ser acessível aos estudantes.
Com análise parcial desse mercado potencial visto pelos autores do trabalho iremos então explanar sobre o composto do marketing que segundo (Churchill & Peter, 2000, p.20) é a combinação de ferramentas estratégicas usadaspara criar valor para os clientes e alcançar os objetivos da organização.

PRODUTOS

O consumo de alimentos líquidos numa população pode ser dimensionado pela informação aceita no mercado de que cada pessoa ingere aproximadamente 700 litros de bebidas por ano. Baseando-se num total de 288 litros per capita/ano de bebidas que são pagas, admite-se que o restante, para atingir o limite de 700litros, é constituído de água (CIPOLLA et al., 2006). Dentre os itens citados, destaca-se o consumo de cerveja e refrigerante. O consumo destas duas bebidas é maior que o de leite in natura, ou seja, sem considerar aquele que é usado para confecção de queijos, iogurtes entre outros produtos (CIPOLLA et al., 2006).
Baseando-se nesta e em outras pesquisas informais, pôde-se perceber que Disk cerveja 24horas será na região de Mariana uma grande inovação incremental, tendo em vista que existem outras distribuidoras dos mesmos bens, porém o ofertam em um horário menor. Esse serviço é normalmente desejado na região, principalmente pelos estudantes e alguns moradores. Foi colocando-se na posição dos consumidores que percebemos algumas situações em que o serviço de entrega de bebidas 24 horas/diafosse ofertado na região, por exemplo, quando os estudantes chegam a casa após o horário normal de entrega de bebidas que neste caso é ofertado até 23 horas e desejam cosumir bebidas nos denominados “sociais”, porém essa expectativa não pode ser satisfeita sendo que não há um canal de distribuição nesse horário.
Foi aberta na cidade de Mariana uma loja de conveniência em um posto de gasolina quefunciona 24 horas por dia, e que está dando certo, pois abrange esse mercado noturno ao qual estaremos “pleiteando” na região.
Pensando dessa forma percebemos que existe em Mariana, Minas Gerais, por parte das distribuidoras o atendimento a alguns dos requisitos de oferta como: o Benefício principal que neste caso é a entrega de bebidas em domicílio; os produtos básicos são água, cerveja,refrigerante e gelo; e o produto/serviço esperado que seja a entrega correta dos produtos dentro do que foi pedido. Porém o Disk cerveja projetado pelos autores visa atender a outros dois requisitos que são o produto/serviço ampliado que se resume na entrega de bebidas 24 horas/dia; e o serviço potencial o de promoções das mais diversas aos consumidores. Com isso sabemos que a oferta desses bens 24...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criação de um produto
  • Criação de produto
  • Criação produto
  • Criação de um produto
  • criação de produto
  • Criação de Produto
  • Criação de um produto
  • Criacao Produtos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!