Criação de mapas de riscos a respeito à ação de dragas no rio tocantins, nas áreas localizadas entre os municípios de carolina e imperatriz.

Páginas: 6 (1350 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2012
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
CAMPUS IMPERATRIZ






KADJA DA SILVA CERQUEIRA





Criação de mapas de riscos a respeito à ação de dragas no Rio Tocantins, nas áreas localizadas entre os Municípios de Carolina e Imperatriz.















Imperatriz
2012
KADJA DA SILVA CERQUEIRA










Criação de mapas de riscos arespeito à ação de dragas no Rio Tocantins, nas áreas localizadas entre os Municípios de Carolina e Imperatriz.


Projeto apresentado para a disciplina de sistemas GNSS tendo como objetivo a aprovação e desenvolvimento do mesmo.
Orientador: Dr.Sc. André Luis Silva dos Santos












Imperatriz
2012

SUMÁRIO


1.INTRODUÇÃO 7

2. JUSTIFICATIVA 9

3. OBJETIVOS 10

3.1. Geral 10

3.2. Específicos 10

4. METODOLOGIA 11

4.1. Local de Estudo 11

4.2. Levantamento e tratamento dos dados 11

4.3. Criação do Mapa de Risco 11

5. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 12

REFERÊNCIAS 13



















INTRODUÇÃO



O Rio Tocantins (Bico de Papagaio em Tupi) éum rio brasileiro que nasce no estado de Goiás, passando logo após pelos estados do Tocantins, Maranhão e Pará, até a sua foz no Golfão Amazônico - próximo a Belém, onde se localiza a ilha de Marajó. O potencial energético instalado no Rio Tocantins é superior a 10.500 MW, através de suas seis usinas hidrelétricas. Alem do impacto gerado diretamente pelas usinas construídas, a retirada de areiapelas dragas realizada de forma ilegal, geram vários impactos socioambientais.
Segundo a norma ISO 14001 (2004), impacto ambiental é qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização.
Resolução CONAMA (1986) - Conselho Nacional do Meio Ambiente, em seu artigo primeiro, nos seguintes termos: considera-seimpacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente, afetam-se: a saúde, a segurança e o bem estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dosrecursos naturais.
Nos últimos anos, muito se tem avançado com a evolução e a “popularização” dos Sistemas de Informação Geográfica (SIGs). Atualmente existem muito mais trabalhos que utilizam tais ferramentas em suas metodologias e análises de dados georreferenciados do que há poucos anos atrás (JAKOB, 2002).
O geoprocessamento definido como uma tecnologia transdisciplinar, que, através daaxiomática da localização e do processamento de dados geográficos, integra várias disciplinas, equipamentos, programas, processos, entidades, dados, metodologias e pessoas para coleta, tratamento, análise e apresentação de informações associadas a mapas digitais georreferenciados (ROCHA, 2000).
Os métodos “convencionais” de análise de dados georreferenciados utilizam dados no formatovetorial, se valendo de pontos, linhas e polígonos para tentar representar as características físicas/geográficas da área de estudos. E quando se utilizam softwares como o Arcview, em seu módulo básico, para se analisar dados tabulares, toda a unidade de análise assume o mesmo valor (JAKOB, 2002).
As avaliações de risco constituem um conjunto de procedimentos com o objetivo de estimar opotencial de danos à saúde ocasionados pela exposição de indivíduos a agentes ambientais (HÖKERBERG et al, 2006). A Norma Regulamentadora NR-9 estabeleceu a obrigatoriedade de identificar os riscos à saúde humana no ambiente de trabalho, só que em contra partida não regulamenta normas para a criação de áreas de risco em ambientes naturais que sofre agressões pela extração dos recursos naturais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana no município de rio branco
  • Plano de ação de gestão de pessoas município de colinas do tocantins
  • Ocupações em áreas de risco no estado do rio de janeiro
  • DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE ÁREAS DO ENTORNO DE 51 NASCENTES LOCALIZADAS NO MUNICIPIO DE LAVRAS, MG.
  • CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA URBANA DO MUNICIPIO DE LUCENA – SEDE: MAPAS DE CARACTERIZAÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO
  • mapa de risco
  • Mapa de risco
  • Mapa de Riscos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!