Criação de empresa de ti

Páginas: 65 (16037 palavras) Publicado: 28 de junho de 2012
1 INTRODUÇÃO


O papel do empreendedor vem se configurando, de maneira significativa, como impulsionador e gerador de riqueza para a sociedade, visto que exerce uma influência positiva e fundamental no desenvolvimento econômico do país. Segundo Dornelas (2001, p. 40), a habilidade de empreender é resultado “da percepção, direção, dedicação e muito trabalho dessas pessoas especiais, quefazem acontecer. Onde existe este talento, há a oportunidade de crescer, diversificar e desenvolver novos negócios”.
Os empreendedores, portanto, possuem um perfil arrojado e inovador, conseguem reconhecer uma oportunidade disfarçada e, na maioria das vezes, a transforma em um bom negócio, calculando e assumindo os riscos que os possam gerenciar. Da mesma intensidade que criam novosnegócios, podem inovar dentro dos empreendimentos já existentes. São pessoas que sabem explorar ao máximo as oportunidades, buscam o conhecimento contínuo através de diálogos, cursos ou até mesmo experiência prática, além de planejar, sucessivamente, o seu negócio.
A alta concorrência no mercado de trabalho brasileiro e, efetivamente, a dificuldade encontrada por muitos homens e mulheres eminserir-se nesse ambiente competitivo da qual exige, cada vez mais, uma mão de obra especializada, tornou-se pilar para a ascensão do empreendedorismo no Brasil. Assim, como forma de alternativa de ocupação, o homem busca tornar-se um pequeno empresário, constituindo seu próprio negócio, embora, atue, muitas vezes, sem nenhum conhecimento profundo, planejamento amplo e referências, sendo gradativamenteafetado pela sua notória falta de informação técnica.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2009), as micro e pequenas empresas são essenciais para a economia nacional visto que empregam cerca de 60% das pessoas economicamente ativas e respondem por 20% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Assim, seu papel ativo local na geração de empregos engendra umacontribuição no fortalecimento da economia do Brasil (INDRIUNAS, 2009).


Salienta-se que essas empresas de porte mínimo quando inseridas no tumultuoso cenário mundial, da qual competem e buscam sua consolidação, deparam-se com certas dificuldades, muitas vezes, intrínsecas ao empreendimento, porém, não observadas. Esse mercado visivelmente desigual exige, de maneira significativa, a altacompetência da gestão visto que a elevada sensibilidade à concorrência, à oscilação de preços, à excessiva carga tributária e à instabilidade do mercado financeiro contribui para o enfraquecimento e, assim, o declínio do negócio.


Observa-se tal fato na pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 1999, em que a taxa de mortalidade das empresas de pequenoporte chegava a até 73% nos três primeiros anos (DORNELAS, 2001, p. 16).


Outra pesquisa realizada pelo mesmo órgão, nos anos de 2000 a 2002, apontava que 49,9% das empresas de micro e pequeno porte encerraram suas atividades antes de completar dois anos de existência, 56,4% antes do terceiro ano e 59,9% em até quatro anos.


Dados mais recentes, de 2003 a 2005, mostram que opercentual de empresas de porte mínimo que paralisaram suas atividades antes do segundo ano reduziu para 22,0%, 31,3% até três anos e 35,9% até o quarto ano. A alavanca desse melhoramento se divide em dois fatores, o cenário econômico e maior qualidade empresarial (SEBRAE, 2007, sem página). Tal fato se justifica pois






No ambiente econômico ocorreram a redução e ocontrole da inflação, a gradativa diminuição das taxas de juros, o aumento do crédito para as pessoas físicas e o aumento do consumo, especialmente das classes C, D e E. Em conseqüência, tivemos um período favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios no Brasil. Mas outros fatores, relacionados à melhora da qualidade empresarial, tiveram importante contribuição para o aumento da taxa de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Gestão de TI
  • Criação de uma empresa
  • CRIAÇÃO DE EMPRESA
  • Criação de uma empresa
  • criação de empresa
  • Criaçao de uma empresa
  • Criação de empresas
  • Criação de uma empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!