Criação de bubalinos no nordeste

Páginas: 15 (3602 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
COLEGIADO DE ZOOTECNIA
BUBALINOCULTURA

Criação de Bubalinos no Nordeste

Discentes: Fernanda Maria
Gabiane Antunes
Isadora Ribeiro
Docente: Dr. Luiz Maurício C. Salviano

Petrolina – PE
Setembro de 2011
INTRODUÇÃO

Os búfalos trazidos para o Brasil se adaptaram em pastagens de todos os estados e nem a diversificação de clima e desolo encontrada em toda a extensão territorial brasileira, não foi obstáculo para o desenvolvimento de tais animais.
A Bubalinocultura brasileira já apresenta um efetivo de aproximadamente 3 milhões de cabeças, o que torna a criação de búfalos no país como a mais importante do mundo, entre os países localizados fora do continente asiático, local de origem desses animais. As principais raçascriadas no país são: Mediterrâneo, Jafarabadi, Murrah (búfalos do rio) e Carabao (búfalos do pântano).
Atualmente, a grande maioria dos búfalos está ainda localizada na região Norte do país, porém a criação vem se ampliando em todas as regiões, sendo distribuído da seguinte forma: 50% na região Norte, 15% no Sudeste, 14% no Nordeste, 12% Centro-oeste e 9% no Sul. Dados ABCB.
A criação debúfalos está em expansão no mundo inteiro. Recomendada pela FAO, preocupada com a falta de proteína animal no planeta. Esse interesse se deve a várias características como acréscimo significativo na produção de carne e leite, em função da capacidade produtiva desses animais, que podem atingir 400 a 500 kg, aos dois anos de idade, em pastagens nativas ou cultivadas, e cuja produção de leite pode alcançara média de 5 litros/fêmea/dia, em regime de pasto, sem qualquer suplementação. Além disso, a carne apresenta alta qualidade e baixo preço, e o leite quando comparado ao bovino apresenta 13% mais proteínas, 58% mais cálcio e 47% mais fósforo que o leite bovino, tem também 33% menos colesterol, 41% mais matéria seca, o que o torna mais rentável para produção de queijos e outros derivados, como é ocaso do queijo Mozzarella, ao qual é atribuído alto valor comercial devido a sua qualidade. E um animal que apresenta maior taxa de natalidade, menor taxa de mortalidade e maior tempo de vida reprodutiva, maior regularidade de intervalos entre partos, maior resistência ás doenças; maior rentabilidade à nível de pequenos criatórios.
Os búfalos podem também ser utilizados para trabalho nocampo e para transporte, devido a suas características de rusticidade e docilidade, respectivamente.

CRIAÇÃO NO NORDESTE

A maior parte da criação de bubalinos é destinada à produção de carne e para trabalho, e em menor escala a produção de leite. A comercialização dos produtos e subprodutos é feita na própria região por pequenos produtores os quais são responsáveis por toda a cadeia,desde a criação dos animais até o abate e comercialização dos mesmos, para os criadores, além de ser uma forma de diversificar sua produção, ou mesmo que esta seja sua criação principal, os búfalos apresentam ótimas características zootécnicas, como a sua rusticidade, longevidade, adaptabilidade, prolificidade, precocidade, menor seletividade e maior aproveitamento de pastagens de baixaqualidade. O rebanho efetivo do Nordeste brasileiro está quantificado em 134.957 cabeças, sendo o estado de Pernambuco o terceiro maior rebanho do Nordeste (Tabela 1). As principais sub-regiões produtoras são: Zona da mata (Cabo e Água Preta) sendo detentora de 50% do rebanho efetivo; Agreste (Gravatá, Sanharó, Garanhuns, Barra, Camocim, Caruaru, Cariri e Vale do Paraíba) sendo detentor de 30% do rebanho eno sertão (Vale do são Francisco Ibimirim, Alagoinhas, Floresta e Santa Maria da Boa Vista) com 20%. Dentre os estados dessa região, destaca-se Pernambuco, onde a bubalinocultura tem crescido numa velocidade 22% maior do que em outros estados.
E desta podemos destacar a microrregião de Garanhuns detém 72,38% do rebanho bovino pernambucano demonstrando assim a sua potencialidade, já que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alternativas Tecnológicas para a criação de caprinos na Região Nordeste
  • Bubalinos
  • Bubalinos
  • Bubalinos
  • Búbalinos
  • POLÍTICAS CULTURAIS NO CEARÁ: ESTUDO SOBRE A CRIAÇÃO DO CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE
  • Bubalinos
  • Bubalinos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!