Criação das escolas e profissionalização do serviço social

Páginas: 4 (844 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
Criação das escolas e profissionalização do serviço social
A criação das escolas e a profissionalização do serviço social deram-se inicio através Mary Richmond, da sociedade de organização dacaridade de Baltimore,que exerceu importante papel no sentido de torná-la realidade. Foi através de suas argumentações que levou Davine a escolher sua sugestão de organizar um curso destinado àaprendizagem da ação social.
O impulso trazido pela criação da escola foi um marco muito importante para a sistematização do ensino do Serviço Social,e para o seu processo de profissionalização einstitucionalização.
Richmond, concebia a tarefa assistencial como eminentemente reintegradora e reformadora do caráter. Ele atribui grande importância ao diagnostico social como estratégia parapromover tal reforma e para reintegrar o individuo a sociedade. Na própria sociedade de organização da caridade houve controversas sobre essas teses, de natureza individual , Mary Follet e Adams,companheiras de considerava que a ação social deveria voltar-se para a harmonização das relações industriais para a administração dos conflitos sociais, atuando em um nível mais global.
Antes mesmo definalizar o século XIX ainda no ano de 1899 foi fundada a primeira escola Européia, em Amsterdã, Holanda. No mesmo ano Alice Salomon, em Berlim, abriu cursos para agentes sociais que acabaram por daorigem à primeira escola alemã em 1908. A questão social encontrava-se em plena efervescência em um mundo que se preparava para as grandes guerras mundiais, revolução russa e tantos outros embatessociais.
Os cursos destinados à formação de agentes sociais multiplicaram-se pela Europa e pelos Estados unidos. Em 1908, fundou-se na Inglaterra a primeira escola de Serviço Social,não com essadenominação, porem já incorporada à Universidade de Birmingham. Logo após foram fundadas duas em Paris, uma em 1911 de orientação católica, e a outra em 1913, de orientação protestante. A parti de então...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • criação de escolas e profissionalização do serviço social
  • Criação da escola Serviço Social
  • Serviço social: origem e profissionalização
  • Resumo a profissionalização do serviço social
  • trajetória de profissionalização do serviço social
  • Contexto e características da profissionalização do serviço social.
  • Questão social, políticas sociais e a profissionalização do serviço social
  • Serviço Social na Escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!