Criação da Otan ,proclamação da república ,criação do pacto de Varsóvia ,Lançamento do satélite Sputnik ,construção do muro de Berlim ,fim da crise dos mísses de cuba ,Pouso da missão espacial Apolo

Páginas: 8 (1757 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
 Jornal da Estudante
As notícias do jornal serão: Criação da Otan ,proclamação da república ,criação do pacto de Varsóvia ,Lançamento do satélite Sputnik ,construção do muro de Berlim ,fim da crise dos mísses de cuba ,Pouso da missão espacial Apolo.


Criação da Otan
No dia 4 de abril de 1949, foi assinado o acordo que criava a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).Os paísesque integram a OTAN atualmente são: Alemanha Ocidental, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Países Baixos, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Turquia, Hungria, Polônia, República Checa, Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e a Eslovênia.


A aliança militar ocidental previa a cooperação na área de segurança econcedia garantias mútuas de não-agressão.

Na cerimônia de assinatura da criação da Otan, o então presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, ressaltou tratar-se do primeiro passo para garantir a paz e a segurança na comunidade das nações. O acordo previa a ajuda mútua no caso de uma agressão por terceiros. Aliás, a agressão contra qualquer um valia como ataque a todos os demais. 

Um dos objetivosda organização foi coletivizar a defesa, para que não se tornasse assunto nacional e sim de interesse regional. A aliança militar, entretanto, não se restringiria a assuntos bélicos. Previa, também a cooperação nas áreas econômica e cultural, englobando os projetos de "peace keeping" e "peace support", para garantir a paz duradoura. 

Proclamação da República
No dia 15 de novembro de 1889, oMarechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório,que instaurou a forma republicana federativapresidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucionalparlamentarista do Império do Brasil e, porconseguinte, pondo fim à soberania do imperador dom Pedro II .A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro .
Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o postode presidente do Brasil . A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.
Hoje em dia é apenas um episódio da nossa história, que vemos em algum momento na nossa vida estudantil e que se quer conseguimos lembrar depois , com a república nos fortalecemos com um País democrático. É bem verdadeque passamos por momentos difíceis na política até chegarmos aqui, mas tudo fez parte do amadurecimento das pessoas enquanto cidadãos conscientes. Ainda temos muito para caminhar, nossa política não é perfeita e muito menos nossos governantes, mas cabe a nós refletirmos mais na hora de colocá-los lá. 

Conquistamos a liberdade para escolher quem irá fazer nossas leis e nos representar em todasas esferas do poder: federal, estadual e municipal, liberdade também para exercer nossos deveres e direitos. 

Conhecer o passado e a história, até chegarmos a esta condição de liberdade, é importante para nos tornarmos mais responsáveis na hora de votar e escolher governantes e legisladores que tenham compromisso com a coletividade e bem estar social e não em interesses próprios.

Criação doPacto de Varsóvia
Pacto foi uma aliança militar entre países do Leste Europeu e URSS
Aliança militar entre os países do Leste Europeu e a URSS. Firmado na capital da Polônia, em 1955, o pacto estabelecia o compromisso de ajuda mútua em caso de agressão armada de outras nações. Foi o principal instrumento da hegemonia militar da URSS, opondo-se à Otan, que reunia o bloco capitalista. Teve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criação do Pacto de Varsóvia
  • Criação da OTAN
  • OTAN e Pacto de Varsóvia
  • IndA Otan e o Pacto de Varsóvia
  • Otan e Pacto de Varsóvia
  • Otan e o Pacto de Varsovia
  • OTAN e Pacto de Varsóvia
  • o lançamento do satélite sputnik

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!