CRESESB O Recurso E lico vento

1115 palavras 5 páginas
25/06/12

CRESESB - O Recurso Eólico

» Tutorial de Energia Eólica

Imprimir

2. O Recurso Eólico
Última modificação: 11.06.2008

A energia eólica provém da radiação solar uma vez que os ventos são gerados pelo aquecimento não uniforme da superfície terrestre. Uma estimativa da energia total disponível dos ventos ao redor do planeta pode ser feita a partir da hipótese de que, aproximadamente, 2% da energia solar absorvida pela Terra é convertida em energia cinética dos ventos. Este percentual, embora pareça pequeno, representa centena de vezes a potência anual instalada nas centrais elétricas do mundo. Os ventos que sopram em escala global e aqueles que se manifestam em pequena escala são influenciados por diferentes aspectos, entre os quais destacam-se a altura, a rugosidade, os obstáculos e o relevo.
A seguir serão descritos os mecanismos de geração dos ventos e os principais fatores de influência no regime dos ventos de uma região.

2.1. Mecanismos de Geração dos Ventos

Índice [Esconder]
1. História da Energia Eólica e suas utilizações 2. O Recurso Eólico
2.1. Mecanismos de Geração dos Ventos
2.2. Fatores que influenciam o regime dos ventos
3. Energia e Potência Extraída do
Vento
4. Tipos de Aerogeradores para
Geração de Energia Elétrica
5. Sistema Elétrico de um aerogerador e qualidade de energia 6. Aplicações dos Sistemas Eólicos
7. Atlas do Potencial Eólico
Brasileiro
8. Bibliografia

A energia eólica pode ser considerada como uma das formas em que se manifesta a energia proveniente do Sol, isto porque os ventos são causados pelo aquecimento diferenciado da atmosfera. Essa não uniformidade no aquecimento da atmosfera deve ser creditada, entre outros fatores, à orientação dos raios solares e aos movimentos da Terra.
As regiões tropicais, que recebem os raios solares quase que perpendicularmente, são mais aquecidas do que as regiões polares. Conseqüentemente, o ar quente que se encontra nas baixas altitudes das regiões tropicais tende a subir, sendo

Relacionados

  • Tccfernandodelgado
    8256 palavras | 34 páginas