Crescimento e desenvolvimento econômico

Páginas: 24 (5924 palavras) Publicado: 9 de junho de 2011
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: A SUSTENTABILIDADE COMO MODELO ALTERNATIVO
Edenis César de Oliveira•
Resumo: O debate sobre desenvolvimento na América Latina e, especificamente no Brasil não é tão antigo. Principalmente a partir da década de 1960 afloraram várias teorias que apontavam caminhos para o desenvolvimento econômico do país. Atualmente a expressão crescimento econômico temocupado lugar de destaque na imprensa escrita e falada, expressada, principalmente, pelo valor atribuído ao Produto Interno Bruto – PIB. Há alguma semelhança entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico? Partindo-se destas premissas, questiona-se quais seriam as principais características de cada um destes termos? Quais contradições podem existir entre o aumento aferido pelo PIB e aefetiva melhoria da qualidade de vida da população? O Índice de Desenvolvimento Humano como proposta para abarcar uma dimensão mais abrangente, incluindo outros valores além do econômico. Finalmente, a sustentabilidade como proposta alternativa ao modelo de desenvolvimento hegemônico. Palavras-chave: crescimento; desenvolvimento; sustentabilidade.

I - INTRODUÇÃO O presente artigo é resultado de umesforço teórico, a partir de pesquisa bibliográfica, no sentido de trazer alguma contribuição para o debate sobre o tema proposto. Longe da pretensão de apresentar conclusões, tampouco um conteúdo exaustivo, constitui-se, antes de qualquer coisa, na transcrição de algumas das principais idéias de destacados autores, no intuito de, minimamente, subsidiar o início de uma reflexão. Não raramente nosdeparamos com artigos de jornais, revistas, artigos científicos, dissertações, teses, entre outros, discutindo um assunto tão em voga

Administrador de Empresas, Professor-coordenador do Curso de Administração da Fundação Gammon de Ensino – FUNGE. Professor-pesquisador do GADIS – Grupo Acadêmico de Gestão Ambiental e Dinâmica Sócio-Espacial FCT/Unesp. Mestrando em Dinâmica e Gestão Ambiental pelaFCT/Unesp – Presidente Prudente/SP.



atualmente.

Trata-se

do

tema

crescimento

econômico,

ou

simplesmente

crescimento, mensurado através da explicitação de índices como Produto Interno Bruto - PIB, Produto Nacional Bruto – PNB, Renda Per Capita, entre outros. Sobre isso se faz oportuno observar o que diz o relatório da Unesco (1999, p. 28):
[...] o maior problematalvez surja do equilíbrio que automaticamente estabelece-se entre os níveis mais altos de produção – e por inferência, de consumo – e o desenvolvimento. A economia e todas as outras disciplinas reconhecem que, na melhor das hipóteses, tratase de uma meia-verdade. O que é produzido e o fim que é dado ao produto tem igual importância no processo que a quantidade fabricada. Por outro lado, é evidenteque o dólar que duplica a renda de uma pessoa pobre, cumpre papel diferente do dólar de acréscimo auferido por um milionário, para quem se trata de uma soma insignificante. Entretanto, em geral, equipara-se o desenvolvimento, quantificado em função de uma única medida técnica – habitualmente o PIB – com o progresso global da sociedade e do bem-estar. Faz parte da mentalidade do século XX, queconsidera que o meio é mais importante que o fim e o nível de atividade, mais importante do que os objetivos para os quais ela serve.

Franco (2000 apud Martinelli, 2004, p. 15) é enfático ao afirmar que:
[...] não se pode mais aceitar a crença economicista de que o crescimento do PIB representa tudo e vai resolver por si só todos os 1 problemas econômicos e sociais do país.

O relatório daUnesco propõe como medidas para o desenvolvimento, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), do PNUD, “que procura considerar as numerosas dimensões do bem-estar humano, já que a atenção concentrar-se-ía assim sobre os fins para os quais o desenvolvimento deve servir, em vez de fazê-lo apenas sobre os meios, por exemplo, para o aumento da produção” (UNESCO, 1999, p. 28-29). VEIGA (2005, p. 87)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crescimento economico x desenvolvimento econômico
  • Crescimento economico e desenvolvimento
  • Crescimento econômico X Desenvolvimento econômico
  • DIFERENÇA ENTRE CRESCIMENTO ECONOMICO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
  • Diferença entre desenvolvimento econômico e crescimento econômico
  • Diferença entre Crescimento Economico e Desenvolvimento Economico
  • Crescimento e desenvolvimento economico
  • Crescimento e desenvolvimento econômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!