CRESCIMENTO ECONOMICO

Páginas: 34 (8362 palavras) Publicado: 12 de julho de 2014
ESTUDO DA QUALIDADE DO CRESCIMENTO ECONÔMICO DAS MICRORREGIÕES CATARINENSES DE CURITIBANOS, ITUPORANGA, TABULEIRO E XANXERÊ


Thiago Berka* – UFSC – hiei3x@hotmail.com
Louis Westphal** – UFSC –


fRESUMO: O desenvolvimento econômico passou por uma ampliação de seu significado atualmente. Antes, variáveis econômicas que só focavam na renda eram predominantes na análise e busca dodesenvolvimento. Esta situação mudou e duas visões de crescimento são as que demonstram o novo paradigma de desenvolvimento: o desenvolvimento com redução da pobreza do Bando Mundial e a qualidade do crescimento de Thomas (2000). Nestas visões, variáveis sociais, ambientais e a desigualdade entram fortemente na equação de desenvolvimento. Mais importante que o puro aumento do PIB está como o crescimentoacontece, se ele é qualitativo. Dessa forma, o objetivo deste artigo é avaliar a qualidade do crescimento analisando variáveis de educação, PIB per capita, saúde, condições de moradias, pobreza, renda, desigualdade e desemprego, com base nos dados de instituições como IBGE, IPEA, PNUD e do governo de Santa Catarina, das microrregiões de Curitibanos, Ituporanga, Tabuleiro e Xanxerê. Procede-seinicialmente uma apresentação das visões de crescimento para ter-se um arcabouço teórico, e após são feitas as avaliações e apontamentos quanto à qualidade do crescimento econômico obtido nas microrregiões estudadas bem como são feitas comparações entre elas.

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento Econômico; Microrregiões; Qualidade do Crescimento



INTRODUÇÃO


O desenvolvimento econômicoatualmente tem uma concepção não só de busca por puro crescimento econômico, porém envolve algo mais amplo, como crescimento aliado ao progresso material e bem-estar da população com redução da pobreza. Conforme demonstra o relatório do Banco Mundial, “Desenvolvimento e Redução da Pobreza Reflexão e Perspectiva” (2004), é a partir da década de 90 que se entrou em uma compreensão mais ampliada de pobreza,saindo das tradicionais e limitantes variáveis renda e consumo para uma dimensão mais ampla que envolve educação, saúde, participação social e política, segurança pessoal, liberdade e qualidade ambiental. Dessa forma, agora a pobreza é enxergada como a incapacidade de alcançar padrões e identificar se estes são ou não alcançados.
Complementando esta noção de desenvolvimento com redução dapobreza, está a questão da qualidade do crescimento, ou seja, como este ocorre e se os benefícios e resultados são realmente impactantes, sustentáveis e bem distribuídos entre as camadas da população. Esta é a visão da “qualidade do crescimento” de Thomas (2000). Não basta aumento de renda per capita para haver desenvolvimento econômico com qualidade, é preciso também melhoras em outros fatores parabeneficiar a população e aumentar sua qualidade de vida. Entre estes fatores estão uma educação mais eqüitativa e oportunidade de emprego; maior igualdade de gênero; melhor saúde e nutrição; meio ambiente mais limpo e sustentável. Sistema judicial e legal imparcial; Liberdades civis e políticas amplas; e vida cultura mais rica.
Portanto o objetivo do presente artigo é analisar a qualidade dodesenvolvimento econômico e a redução da pobreza das microrregiões catarinenses de Curitibanos, Ituporanga, Tabuleiro e Xanxerê. Para atingir tal objetivo será analisada a evolução dos indicadores sócio-econômicos que caracterizam a qualidade do crescimento, buscando assim encontrar variáveis e contextos que possam estar conduzindo a diferentes situações de desenvolvimento e diminuição da pobreza. Naprimeira seção são apresentadas as visões de desenvolvimento. Na segunda seção são demonstrados e analisados todos os indicadores sócio-econômicos para uma avaliação da qualidade do crescimento. Na terceira seção então há uma analisa final da qualidade do crescimento em conjunto com uma comparação microrregional e finalmente na quarta seção são feitas as considerações finais.


1. VISÕES DE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crescimento economico
  • Crescimento económico
  • Crescimento economico
  • Crescimento economico
  • Crescimento economico
  • Crescimento econômico
  • crescimento econômico
  • CRESCIMENTO ECONOMICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!