Crescimento Economico de Angola

Páginas: 10 (2332 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2014

Introdução

A economia de Angola foi bastante afectada pela guerra civil que durou quase trinta anos, colocando o país entre os mais pobres do planeta.
O relatório do CEIC (2010) salienta que o crescimento econômico observado entre 2002 e 2008 foi de natureza essencialmente quantitativa, que beneficiou de uma elevada taxa de poupança global, com incidência nos empréstimos externos e noinvestimento estrangeiro direto, em particular nos setores do petróleo, diamantes e construção civil, sendo que estas duas atividades juntas sustentam um percentual superior a 70% do PIB angolano. Esse elevado índice caracteriza pouca diversificação da economia e se torna um dos entraves no processo de desenvolvimento econômico sustentado do país.
Muito do crescimento do país registado na últimadécada pode ser atribuído directamente à exploração de recursos naturais. O petróleo ainda representa quase 80% da receita pública, bem como 90% das exportações e 47% do PIB do país. Isso faz com que a economia seja fortemente dependente das receitas do petróleo e vulnerável ​​a choques resultantes dos preços do petróleo. No entanto, o principal desafio reside na capacidade do Governo para garantir atransparência, a prestação de contas e a distribuição equitativa das receitas do país em recursos naturais. Além disso, como Angola continua a aceder a financiamentos não-concessionais para atender às suas necessidades de desenvolvimento e amplia a exploração dos seus recursos naturais, o Governo terá que garantir a preservação da sustentabilidade da dívida do país, garantindo uma maiortransparência e responsabilidade na gestão das receitas petrolíferas.
O sector petrolífero de Angola vai manter-se dinâmico nos próximos anos, com mais prospecção e produção, enquanto o gás natural inicia o seu contributo para o crescimento económico.



Prespectiva do crescimento e do desenvolvimento economico em Angola

Cinco anos após o fim de uma das piores guerras civis da história africana,Angola, movida por um boom do petróleo, tornou-se o país que mais cresce economicamente no mundo.
O Governo implementou reformas ambiciosas com vista a melhorar a governação, mas o ambiente de negócios permanece difícil devido à falta de instituições e de infraestruturas suficientes. No entanto, a criação do Fundo Soberano ajudará a proteger a economia dos riscos inerentes à volatilidade dos preçosdo petróleo.
Fora do setor petrolífero, a economia angolana vai registar igualmente um crescimento progressivo, destacando-se o da construção, mesmo estando indiretamente dependente do petróleo.
O início da produção de gás natural líquido (LNG) poderá acrescentar até dois pontos percentuais ao Produto Interno Bruto de Angola no primeiro ano, realça o relatório, que salienta o "impulsoconsiderável" que poderá causar na economia angolana.
A produção de LNG poderia servir de um novo motor de crescimento, embora pouco contribua para aliviar a dependência estrutural de Angola das exportações de recursos naturais"
Angola é atualmente o segundo maior produtor da África Subsariana, a seguir à Nigéria.
Apesar do panorama positivo para a economia de Angola, o Banco Mundial alerta para ameaçasface a incertezas das condições de mercados globais, sobretudo em termos do seu impacto potencial nos preços do petróleo.
A incerteza continuada da economia global continua a ser o risco maior para o crescimento projetado para Angola. A dependência do país das exportações do petróleo deixa a sua economia altamente sensível às tendências económicas globais e as alterações de preços do petróleo têmimpacto imediato e profundo nas contas externas e orçamentais.
Os choques dos preços alimentares têm um impacto potencialmente devastador na população pobre e a sensibilidade aos choques externos vem exacerbar a segurança alimentar preexistente decorrente da sua baixa produtividade agrícola e da sensibilidade a condições climáticas imprevisíveis.
De acordo com o relatório, o aumento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o desenvolvimento e crescimento economico em angola
  • o crescimento e desenvolvimento economico de angola no mundo
  • Analise do crescimento e desenvolvimento economico de angola apos a guerra civil
  • Crescimento econômico
  • Crescimento economico
  • CRESCIMENTO ECONOMICO
  • Crescimento económico
  • Crescimento economico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!