Crescimento econômico e desenvolvimento econômico

Páginas: 7 (1630 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
CONCEITO CRESCIMENTO ECONÔMICO:
Crescimento Econômico é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, uma elevação da produção da região estudada. Assim, o crescimento econômico traduz-se pelos aumentos de produto, rendimento, investimento e emprego num determinado país, e é um fenômeno quantitativo.
A forma mais clássica e tradicional de semedir o crescimento econômico de um país é medir o crescimento de seu Produto Interno Bruto – PIB, através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período. Quando se pretende fazer comparações internacionais o método mais eficaz é o método da Paridade do poder de compra. O crescimento econômico pode ser definido como sendo o aumento sustentado de uma unidadeeconômica durante um ou vários períodos longos. A sua avaliação faz-se através da análise de certos índices: Produto Interno Bruto (PIB) ou Produto Nacional Bruto (PNB).

O termo crescimento econômico siguinifica um aumento quantitativo da produção, cujas consequencias serão o enriquecimento da nação e a elevação do nível de vida, mas sem a preocupação da melhoria dascondições de vida da sociedade. Contrapõe-se, por isso, ao desenvolvimento, que, para além do crescimento propriamente dito, pressupõe a sua repercussão sobre a qualidade de vida das pessoas e sobre o sistema social em geral. Ou seja, toma em atenção a estrutura de repartição dos rendimentos a par do aumento do PNB.
Como se atinge o crescimento econômico? Há duas hipóteses. A primeira éaumentar a dotação de fatores de produção (novas terras e recursos naturais, mais capital – máquinas, construções, etc. – ou mais trabalho, isto é, crescimento demográfico). O crescimento populacional, neste caso, é benéfico, porque permite obter mais trabalho e ampliar a fronteira.
A segunda condição é a ocorrência de inovações tecnológicas que aumentem a produtividade dos fatoresde produção existentes. De fato, esta é outra possibilidade de expandir a fronteira de produção, extraindo mais dos fatores existentes. A observação de dois séculos e meio de existência do capitalismo mostra que a elevação da produtividade é a chave do crescimento econômico. E a inovação tecnológica está muito associada a isso.
O crescimento pode ser liderado pelo Consumo, pelosGastos Governamentais ou pelas Exportações. No entanto, em certo momento, a economia esbarrará no limite da capacidade instalada de produção (isto é, na sua Curva das Possibilidades de Produção), se a atividade econômica prosseguir em alta, o único efeito daí em diante será a inflação. Essa é uma das maiores preocupações na atualidade, no Brasil.
Para impedir isso e possibilitar umcrescimento mais durável (ou sustentado), será preciso ativar outro componente da Despesa com o PIB: o Investimento. Este significa uma ampliação da capacidade produtiva, permitindo aumentar a Oferta Agregada.

Crescer é importante, mas não suficiente. O que é necessário para haver desenvolvimento econômico?


CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO:


O desenvolvimento econômico pode serconsiderado como o tema mais nobre das Ciências Econômicas. A obra considerada inaugural da Economia como ciência tinha como foco esse tema: “Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações”, de Adam Smith

O conceito de desenvolvimento econômico é mais qualitativo, pois inclui as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentessetores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social (pobreza, desemprego, violência, condições de saúde, alimentação, transporte, educação, higiene e moradia). Em suma, podemos afirmar que desenvolvimento econômico é algo que combina crescimento com distribuição de renda, bem como, é um processo de mudanças sociais e econômicas que ocorrem numa determinada região...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crescimento economico x desenvolvimento econômico
  • Crescimento econômico X Desenvolvimento econômico
  • DIFERENÇA ENTRE CRESCIMENTO ECONOMICO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
  • Diferença entre desenvolvimento econômico e crescimento econômico
  • Diferença entre Crescimento Economico e Desenvolvimento Economico
  • Crescimento economico e desenvolvimento
  • Crescimento e desenvolvimento econômico
  • crescimento e desenvolvimento economico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!