Crescimento Da Frota De Ve Culos Estrangula Tr Nsito No Alto Tiet

783 palavras 4 páginas
Crescimento da frota de veículos estrangula trânsito no Alto Tietê
Pesquisa aponta que Itaquaquecetuba teve maior aumento de 259,9%.
Estradas e ruas têm lentidão nos horários de pico.
Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano
O ritmo acelerado dos carros é o mesmo com que cresce a frota de veículos no Alto Tietê. Isto é o que apontou uma pesquisa feita entre 2003 e 2012 pela Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP). A agência analisou comparativamente o ritmo de crescimento da frota de veículos e a quantidade de vias. O relatório só foi divulgado recentemente e foram computadas cidades de todo o território nacional com mais de 60 mil habitantes. Não foram divulgados dados específicos por município, mas cinco cidades do Alto Tietê são citadas pela pesquisa.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) também informou o crescimento da frota no período desses mesmos municípios. Itaquaquecetuba teve o maior aumento de 259,9%. Em 2014, a cidade já tem quase 100 mil veículos. Mogi das Cruzes teve um aumento de 102,2% entre 2003 e 2012. Atualmente são mais de 205 mil veículos. Ferraz de Vasconcelos teve um crescimento da frota de 97,6% no período. Hoje, a cidade conta com quase 61 mil veículos. Em Poá, o crescimento foi de de 149,3%. Esse ano a cidade tem mais de 45 mil veículos em circulação. E em Suzano o aumento foi de 110,2% no período. O número atual de veículos é de quase 111 mil.
Com tantos números o que não falta são reclamações de motoristas nessas cidades. São eles que enfrentam diariamente as diculdades no trânsito por conta do número crescente de veículos e também, em alguns casos, da falta de planejamento do poder público com o crescimento da malha viária dos municípios. Em Mogi das Cruzes, um dos principais gargalos do trânsito são as passagens de nível. Segundo os motoristas a falta de planejamento das administrações municipais ao longo dos anos contribui e muito com a lentidão do sistema viários da cidade. “Só a partir das 21h você consegue transitar na

Relacionados