Crenças Populares eRemédios caseiros

7108 palavras 29 páginas
ADRIANA MORAIS PECORARI
ALESSANDRO HENRIQUE LOPES
ALEX SOUZA DA SILVA
BIANCA FERNANDES DE OLIVEIRA
BRUNO INAJÃ DE ALMEIDA CAIMAR
Crenças populares e remédios caseiros
São Paulo
2014
ADRIANA MORAIS PECORARI
ALESSANDRO HENRIQUE LOPES
ALEX SOUZA DA SILVA
BIANCA FERNANDES DE OLIVEIRA
BRUNO INAJÃ DE ALMEIDA CAIMAR
Crenças populares e remédios caseiros
Projeto Integrador apresentado à Universidade Virtual do Estado de São Paulo para conclusão do 1º bimestre do Curso de graduação de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática
Orientador: Márcia Cristina Lazzari
São Paulo
2014
RESUMO
A cultura do uso do remédio caseiro no Brasil sofreu três principais influências, inicialmente dos índios que já habitavam as nossas terras, os europeus que colonizaram nosso país e posteriormente dos africanos. Ainda hoje sofre influências de outras culturas, como oriental e a latina americana.
A comparação entre remédio e medicamento é comum, mas trata-se de termos distintos, o remédio não está ligado a fórmulas e muita vez advém de laços emocionais, faz parte da herança cultural brasileira, além de ser uma tradição passada de pais para filhos.
A pesquisa teve como foco a tradição no uso de remédios populares, sabe-se que hoje a medicina alcançou as populações mais distantes e até mesmo mais carentes, ainda assim o uso dos remédios não foi substituído pelo uso dos medicamentos. Os remédios caseiros são também utilizados pelas classes sociais mais elevadas.
Os remédios podem se tornar nociva a saúde, caso sejam produzidos ou armazenados de forma incorreta. É importante ter cuidado com sua utilização. Concluiu-se que os remédios caseiros são representantes da cultura brasileira, são conhecidos pela maioria da população e independente da comprovação cientifica que seus resultados são muito utilizados na cura e prevenção de doenças.
Palavras chaves: Cultura, tradição e remédio popular.
ABSTRACT

The culture about home remedy in Brazil has three main influences.

Relacionados