Credibilidade do Sistema FLy-by-Wire

Páginas: 15 (3585 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2014
Credibilidade do sistema fly-by-wire

Credibility of the fly-by-wire system


Lucas Whitaker Piai
Rafael Duarte Makihara
Welington Gouveia Miossi
Resumo
A aviação, desde sua descoberta em 1906 por Santos Dumont, mostrou ter enorme potencial econômico, tecnológico, e revolucionário. Com o tempo, o avanço tecnológico garantiu que aeronaves maiores, mais rápidas e mais modernas surgissem,e o tráfego aéreo aumentou. Com o aumento do tráfego aéreo, houve também o aumento dos acidentes aéreos, e uma preocupação crescente ganhava destaque: a segurança de voo. As aeronaves tinham cada vez menos problemas técnicos, e os acidentes começaram a acontecer principalmente por causa do fator humano. A partir dessa premissa, tecnologias como o sistema de comandos fly-by-wire foramdesenvolvidos para diminuir a margem de erro humana. No caso do sistema fly-by-wire, o sistema julga os comandos do piloto e os limita, caso necessário, a fim de preservar a integridade e a segurança da aeronave, e assim, dos ocupantes. Por ser revolucionário e interferir nas atitudes do piloto, há uma grande especulação e polêmica em torno da eficiência e da segurança do sistema, e o objetivo deste trabalhoé analisar sua credibilidade em relação à segurança.
Palavras-chave: Fly-by-wire. Automação. Tecnologia.



Abstract
Since it’s discovery in 1906 by Santos Dumont, aviation has proven to have a tremendous economic, technologic and revolutionary potential. In time, technologic progress ensured that bigger and faster aircraft were created, and so the air traffic increased. As the air trafficincreased, the accidents increased too, and the world soon began to worry about flight safety. Aircrafts suffered less and less technical failures, and the crashes started happening mainly because of the human factor. This way, technologies like the fly-by-wire system were developed to lower the chances of human error. The fly-by-wire system receives the pilots commands, has them processed by itscomputers and, if judged harmful to the aircraft integrity, they are limited, thus protecting the persons on board. Because of it’s revolutionary concept and capability of interfering on the pilots commands, there is some controversy about the system’s efficiency and safety, and the objective of this paper is to analyze it’s credibility.
Key-words: Fly-by-wire. Automation. Technology.


1Introdução
Desde 1906, com o voo do 14 Bis, primeiro avião a decolar por seus próprios meios, a aviação mudou a realidade do mundo. Com o passar dos anos, o surgimento do avião fez com que conceitos antes inimagináveis, como viagens intercontinentais aéreas, se tornassem realidade, e uma realidade vantajosa e lucrativa, se mostrando atualmente indispensável para a sociedade atual.
Nos primórdiosdo transporte aéreo de pessoas, contemplava-se o começo de um potencialmente lucrativo mercado. Porém, esse mercado ainda encontrava-se restrito pela tecnologia disponível na época.
Havia um enorme risco de acidentes, e várias vidas acabaram sendo perdidas devido à falta de conhecimento do homem sobre o voo, suas características e suas máquinas. Mesmo assim, foi uma realidade que crescia cada vezmais conforme o tempo se passava.
Com o sucesso da aviação, o conseqüente avanço tecnológico foi lentamente moldando o conceito que se tem hoje de avião, fruto de mais de 100 anos de experimentos, pesquisas, tentativas, erros e acertos.
O lucro passou a ser o foco durante o desenvolvimento de novas aeronaves, e, consequentemente, a segurança de voo também, uma vez que acidentes aéreos geramenormes prejuízos.
Com o avanço da tecnologia, constatou-se que 80% dos acidentes eram causados devido a falhas humanas, e apenas 20% restantes eram devido a falhas técnicas. A tecnologia avançava cada vez mais, tornando voar cada vez mais seguro, só não sendo mais seguro ainda devido à falha humana.
Diante desta situação, houve a necessidade da criação de sistemas que garantissem ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fly by wire
  • Credibilidade
  • Wire
  • Long wire
  • A credibilidade das ruas
  • Credibilidade da Propaganda
  • A credibilidade Escolar?
  • Fly Board

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!