CRECHE I A ELABORADDO PELA PROFESSORA ENEDINA

446 palavras 2 páginas
e


Meninas
O planejamento está no caminho certo, mas temos alguns ajustes a fazer durante a elaboração quando pensamos que estamos fazendo um plano conjunto. Pensar no colega, nas atividades e seu tempo de execução, material a ser usado, etc.
Lembrar que não escrevo para mim ou por mim apenas, mas para um grupo ou por um grupo, portanto escrever sempre em 1ª pessoa do plural, visto que o plano é compartilhado. Conversarem sempre durante os pls e durante a semana, seja pessoal ou virtualmente, para juntas estabelecerem critérios e sequência didática.
Compartilhar ideias mesmo antes de finalizar o plano ajuda a dar uma “costura” mais sólida ao que se propõe. Acredito que em breve teremos uma unidade maior entre os trabalhos.
Tentem dar mais leveza à rotina de vocês no sentido de não ficarem tão focadas em tempo/horário, pois precisamos pensar na qualidade do que fazemos e não na quantidade do que fazemos. Determinar um tempo na educação infantil muitas vezes pode representar um corte brusco na proposta do trabalho pedagógico, por isso, preveja atividades contando com imprevistos e ações rotineiras.
Para pensar:
Por considerar o brincar uma atividade natural, espontânea e necessária a toda criança e acreditar nas suas contribuições para o desenvolvimento integral das múltiplas dimensões humanas é imprescindível que toda e qualquer prática pedagógica na Educação Infantil perpasse pelo brincar. Partindo desse princípio é importante dar prioridade à cultura do brincar na escola despertando, até mesmo nos pais o respeito e a valorização por esse processo que é inerente a criança.
Segundo Vygotsky, a ludicidade é parte constitutiva no processo de aprendizagem das crianças e ocupa boa parte do espaço e do tempo das mesmas. Os jogos, as brincadeiras e os brinquedos fazem parte dos processos de construção e identidade individual e dos grupos, bem como da apropriação e (re) construção de culturas. Brincar para a criança é fundamental para o seu desenvolvimento

Relacionados