crecehes

348 palavras 2 páginas
Sem vagas em creches, pais pedem demissão

A falta de vagas nas creches de Panambi é um fato antigo. Sem ter onde deixar os filhos, muitos pais, mesmo com um orçamento apertado, precisam pagar pessoas para cuidar das crianças ou então optar por não trabalhar. Nessa semana, a reportagem do Panambi News foi procurada por várias mães, que estão enfrentando uma maratona atrás de uma vaga nas Escolas Municipais de Educação Infantil, sem êxito algum.
Elas enfatizaram que um dos grandes pilares da campanha do prefeito Miguel Schmitt-Prym, neste mandato, era disponibilizar creches para todas as crianças. Mas, a realidade é outra. Segundo elas muitas mães que não trabalham e teriam como cuidar de seus filhos conseguem vagas e as que realmente necessitam não conseguem. Mas, conforme o prefeito afirmou, na última semana, em entrevista a uma rádio local, segundo a lei, toda criança tem direito de frequentar uma creche. "A demanda é grande por vagas. Em menos de dois anos inauguramos três creches, sendo uma no Bairro Fensterseifer/Pavão e outra no Vila Nova, e não foram suficientes para suprir 60% da necessidade atual. Mas, no momento não se tem o que fazer, pois as creches estão lotadas", destacou Prym.
Sem saída, alguns pais foram obrigados a pedir demissão por não ter onde deixar os filhos, abandonando cargos para os quais foram treinados e aperfeiçoados pelas empresas para atuar. "A empresa investe na qualificação deste funcionário, que sem ter onde deixar as crianças acaba tendo que sair. De certa forma isto acaba gerando prejuízo para o empregador", avaliou um dos pais.
Fomos também questionados quanto a demora da conclusão da creche do Bairro Italiana, cujas obras andam a passos lentos. Sobre essa questão, o prefeito disse que não tem uma data para inauguração, deixando sem esperança os pais que percorrem diariamente as secretarias das creches em buscas de vagas.
Redação Panambinews
Matéria publicacada em 09/06/2014

Relacionados