Creatinina

Páginas: 4 (946 palavras) Publicado: 23 de março de 2015
UNIVERSIDADE DE SOROCABA
UNISO



Bioquímica Clínica
Relatório de aula prática
Determinação de Ureia e Creatinina


Aluno: Diego











SOROCABA
MARÇO 2014
SUMÁRIO

1 - Introdução 3
2 - Objetivo5
3 - Materiais 5
4 - Metodologia 6
5 - Resultado e discussão 7
6 - Conclusão 7
7 – Referências Bibliográficas 8



















1 - Introdução
Creatinina
A creatinina é um catabolito dometabolismo muscular da creatina-fosfato. A creatina encontra-se presente no músculo, cérebro e sangue, na forma livre e na forma de fosfocreatina. Pode também ser encontrada na urina em baixa concentração.
Acreatinina é o anidrido da creatina e é formada, em grande parte, no músculo, a partir da creatina-fosfato, por desidratação e ciclização, numa reacção não enzimática, irreversível.
A primeira reaçãoé de transaminação a partir da arginina para a glicina, formando o ácido guanidoacético (glicociamina), processo que ocorre no rim. No fígado é completada a síntese da creatina por metilação do ácidoguanidoacético, sendo a metionina o dador de grupos metilo.

A creatinina é eliminada preferencialmente por filtração glomerular, sendo apenas uma pequena parte eliminada por secreção tubular. Naprática considera-se que não é reabsorvida nem secretada a nível tubular. Os seus níveis dependem da massa muscular do indivíduo, não sendo, ao contrário da urémia, directamente influenciados pelo teorde proteínas provenientes da dieta.
A creatinina é assim um bom parâmetro de avaliação da função glomerular renal, de grande aplicação clínica. A elevação da creatininémia é sinal de insuficiênciaglomerular renal.
A insuficiência renal pode ter 3 grupos de causas: a) pré-renal (ex: choque por hemorragia ou desidratação grave) b) renal (ex: doença parenquimatosa renal, como glomerulonefrite) c)pós-renal (ex: obstrução urinária por cálculos ou tumores). Na ausência de insuficiência glomerular renal não há, habitualmente, elevação anormal da creatinina, mesmo em caso de destruição muscular....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Creatinina
  • creatinina
  • Creatinina
  • Creatinina
  • Creatinina
  • Creatinina
  • Creatinina
  • ureia creatinina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!