CREAS Joseilma 1

1019 palavras 5 páginas
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
SERVIÇO SOCIAL
OFICINA DE PRÁTICA PROFISSIONAL II
5° PERÍODO

CREAS - CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE SERVIÇO SOCIAL

CARUARU
2015
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
SERVIÇO SOCIAL
OFICINA DE PRÁTICA PROFISSIONAL II

CREAS - CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE SERVIÇO SOCIAL

CÁSSIA MORGANA
ELIZANDRA
ELIZANGELA
EMANUELA
GABI
GERCY
JENNIFER ADRIENE MACIEL QUEIROZ
LUCAS
MIRIAM

PROFESSORA: JOSEILMA DE ASSIS COSTA SOARES

CARUARU
2015
RESUMO Este trabalho tem como objetivo conhecer a prática do profissional de Serviço Social que atua no (CREAS) Centro de Referência Especializado de Assistência Social no município de Caruaru-PE, e identificar na observação da prática, os principais instrumentos técnico-operativos utilizados pelo profissional. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando-se do roteiro de entrevista. Diante da visita, notamos os principais instrumentos utilizados pela a Assistente Social no seu fazer profissional, que são: visita domiciliar, a observação, ficha de atendimento, ficha de evolução, encaminhamento e prontuário SUAS. Vale ressaltar que as demandas do CREAS são advindas mediante denúncias, demandas espontâneas e demandas de outros órgãos. E os casos de violação de direito mais emergentes são negligências contra o idoso, violência sexual contra criança e/ou adolescente, violência física, psicológica e exploração econômica.

INTRODUÇÃO O CREAS tem como função fortalecer as redes sociais de apoio à família; contribuir no combate ao preconceito; assegurar proteção social as pessoas em situação de violência visando sua integridade física, mental e social; prevenir o abandono e a institucionalização; fortalecer os vínculos familiares e a capacidade protetiva da família. (PNAS, 2004).
Deferindo reflexões com relação ao trabalho desenvolvido pelo assistente social no CREAS de Caruaru-PE constatou-se que o profissional atua frente à violação de direitos, demanda

Relacionados

  • PROJETO DE PESQUISA DA ANTONIACOME ADO
    1529 palavras | 7 páginas