Creas/ estágio i

Páginas: 10 (2370 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2012
Universidade Federal da Bahia-UFBA
Departamento de Filosofia e Ciências sociais
Colegiado de serviço Social
Salvador- BA
Leiliane Silva Santos Motivadora: Prof.ª Cristiana Mercuri


Trabalho apresentado ao curso de bacharelado em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia, como instrumento avaliativo da disciplina de Estágio Supervisionado I, sob orientação da Prof.ª CristianaMercuri.



1, Apresentação
Este trabalho se propõe a apresentar o funcionamento dos CREAS e os serviços socioassistenciais desenvolvidos nessas unidades, em especial no CREAS situado na Avenida Bonocô em Salvador - BA, no qual estou inserida como estagiária de Serviço Social.
Atendendo a solicitação da orientadora acadêmica da disciplina de Estágio Supervisionado I, segue a produção desteportfólio com informações e detalhes retirados da experiência de estágio e guias disponibilizados pela unidade nas atividades feitas em campo. Cabe ressaltar que no presente trabalho atentei mais detalhadamente, acerca dos serviços de proteção especial, pois são estes, de responsabilidade dos CREAS, tendo em vista que apenas algumas informações dos serviços de proteção básica prestados pelos CRASserão citadas sem maior aprofundamento.
Assim, este portfólio tem por objetivo apresentar o processo de aprendizado em campo de estágio desenvolvido no CREAS, junto à supervisora de campo, Cristiane Leôncio. Dessa forma o que pôde ser apreendido sobre a lei, à política o sistema único de assistência e principalmente, sobre o trabalho do profissional de serviço social desenvolvido, tendo como viade aprendizado o CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social o serviços socioassistenciais será explicitado nessa atividade avaliativa.



2. Introdução
Tendo em vista a incapacidade do sistema econômico vigente em promover naturalmente, condições mínimas para a sobrevivência de boa parte dos indivíduos, tornou-se necessário a intervenção do Estado, via políticas públicasque garantam os chamados direitos sociais. Tais políticas cabem ressaltar, são frutos de lutas assíduas pela busca da ampliação da cidadania.
Com a constituição Federal de 1988, a assistência social deixa de ser apenas um ato benemerente e torna-se dever do Estado e direito do cidadão (arts. 203 e 204 CF), então as políticas públicas, segundo tais objetivos , são de duas espécies: as que regulamatividades econômicas de interesse publico (estatais ou privados) visando atender demandas sociais gerais (energia, transporte. etc.), e as que implementam os direitos sociais (demandas específicas) (dentre elas as politicas socioassistenciais). (Simões, 2011).
Em 1993 é sancionada a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e instituição do Conselho Nacional de Assistência social (CNAS), em2003 é implementado o SUAS, em 2004 é promulgada a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e em 2005 é divulgada as Normas Operacionais Básicas (NOB-SUAS). Tais parâmetros legislativos direcionam os serviços prestados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social, já que o mesmo é integrante do Sistema Único de Assistência Social.
Assim a partir da aprovação da nova PolíticaNacional de Assistência Social, o ministério do Desenvolvimento e Combate à fome reorganiza os serviços socioassistenciais baseando-se na nova política e na NOB, visando proporcionar maior efetividade nas ações. A assistência passa a organizada tendo em vista a tipificação de proteção, gradativamente iremos conhecer cada tipo de proteção, na busca de um maior esclarecimento.
Neste contexto, vamosbuscar entender melhor os serviços oferecidos pelo CREAS, desde o processo de implementação até os desafios, contribuições e finalidades, ressaltando o processo de aprendizado como estudante estagiária inserida nas atividades realizadas junto a profissional de Serviço Social e supervisora de campo que acompanhou todo o processo de acúmulo de conhecimento.


3. LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Estágio Supervisionado I- CREAS
  • Relatorio de estagio creas
  • Estágio i
  • Estagio i
  • Estágio I
  • estagio i
  • Estágio I
  • ESTAGIO I

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!