Creas em poçao pe

Páginas: 46 (11431 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2012
Alexsandra Silva de
Carvalho Araújo

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Curso de Especialização em Gestão Social, Políticas Publicas, Redes e Defesa de Direitos.

ALEXSANDRA SILVA DE CARVALHO ARAÚJO

O CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE POÇÃO – PE.

Pesqueira
2012
ALEXSANDRA SILVA DE CARALHO ARAÚJO

O CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOMUNICÍPIO DE POÇÃO – PE.

Trabalho de Monografia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pós-graduação em Gestão Social.
Orientador: Prof.

PESQUEIRA
2012


Dedico esta Monografia, a minha querida mãe, meu marido, minhas filhas, meus tios, aos meus queridos amigas e em especial minhas amigas Fátima Larré, Kate Micheli e MariaJosé, que compartilharam desta árdua e feliz vitória, e finalmente e de forma sublime ao meu Grandioso Deus, que tem dado a mim todas as coisas.
AGRADECIMENTOS

À minha tutora Mariana Inojosa, orientadora e amiga de todas as horas, que me acompanhou e apoiar nesta trajetória.

À Prefeitura do Município de Poção- PE.

À secretária de Assistência Social Maria Helena

Por fim, e de maneiramuito especial, agradeço ao meu querido esposo e, através dele, estendo esta gratidão aos meus familiares que com paciência, amor e afeição me apoiaram em mais uma conquista fazendo com que esta se tornasse extremamente gratificante.

ARAÚJO, Alexsandra Silva Carvalho. A Atuação do Serviço Social no CRAS Município de Sanharó – PE. 2010. 51 folhas. Trabalho de Monografia do Curso (Especializaçãoem Gestão Social) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Pesqueira – PE, 2012.

RESUMO

Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), criados a partir das orientações do Sistema Único de Assistência Social, co financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com o intuito de oferecer nas suas unidades serviçosde cunho socioassistencial, estabelece como uma das ferramentas de acesso da população ao Estado. Contribui expressivamente para a ascensão e consolidação de uma política de assistência social voltada à formação de sujeitos autônomos. A presente Monografia tem como objetivo descrever os principais aspectos que compreendem a implantação do CRAS, as principais ações a serem efetivadas, a partir deuma visão que surge na promoção da cidadania, os direitos humanos, a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades, e de identificar a atuação do Assistente Social no processo de formação do protagonismo que se constituam como sujeitos de direitos, tornando autônomo e atores de suas próprias vidas. A partir de uma revisão de literatura, utilizando o método descritivo, e da avaliaçãode dados do monitoramento do MDS, foi possível observar que a realidade dos CRAS no país ainda apresenta discrepâncias em relação à sua proposta conceitual, não atingindo índices de adequabilidade de funcionamento e estrutura. Tendo em vista que um dos principais objetivos dos CRAS é desenvolver trabalhos que venham transformar e fortalecer a subjetividade dos beneficiários de seus serviços, oestudo permitiu concluir também que a atuação do Assistente Social tem se configurado como peça fundamental na elaboração e efetivação de políticas públicas na área da assistência social, não apenas no sentido de conscientizar os sujeitos que demandam de proteção por parte de instituições governamentais, como também na avaliação dos aspectos subjetivos que viabilizam ou dificultam a eficiência eeficácia dessas políticas.

PALAVRA CHAVE: CRAS. Atuação Profissional. Proteção Social. Serviço Social.

ARAÚJO, Alexsandra Silva Carvalho. A Atuação do Serviço Social no CRAS Município de Poção – PE. 2010. 51 folhas. Trabalho de Monografia do Curso (Especialização em Gestão Social) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Pesqueira – PE, 2012....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manual do Profissional
  • CREA
  • Creas
  • crea
  • Creas
  • Creas
  • Crea
  • CREA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!