Cral rogers - biografia

4123 palavras 17 páginas
| CARL ROGERSGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSHISTÓRIA DA PSICOLOGIAANO LECTIVO 2010/11 |

Resumo
O objectivo deste trabalho é fazer uma análise da vida e da obra de Carl Ransom Rogers, um psicólogo e psicoterapeuta americano que exerceu a sua actividade como psicoterapeuta, na área do aconselhamento e na docência.
Rogers ficou conhecido pela inovação da sua perspectiva humanista do Ser Humano e pela criação da Terapia Centrada no Cliente ou Abordagem Centrada na Pessoa, que foi aplicada em diversos domínios, como é o caso da psicoterapia e da educação. A análise da sua obra é indissociável do seu próprio percurso pessoal que o marcou de forma determinante.
Actualmente a obra de Rogers influencia diversas áreas das ciências humanas e o seu contributo tornou-o um dos mais influentes psicólogos da história.
Palavras-chave: Carl Rogers, Abordagem Centrada na Pessoa, Humanismo, Abordagem Centrada no Aluno.

Índice

1. Introdução 4 2. Contextualização histórica 4 3. Biografia de Carl Rogers 5 4. Obra de Carl Rogers 8 4.1. Abordagem Centrada no Cliente 8 4.1.1. Conceitos fundamentais 8 4.1.2. Relação terapêutica e processo de mudança 10 4.2. Aprendizagem centrada no aluno 11 5. Obra de Rogers na actualidade 13 6. Conclusão 14 7. Bibliografia 15

1. Introdução

Carl Randsom Rogers foi um influente psicólogo clínico e psicoterapeuta, cuja notoriedade se tornou mais evidente quando introduziu uma nova abordagem psicoterapêutica a que chamou Terapia Centrada no Cliente. Esta abordagem inovadora opôs-se às concepções dominantes da época, nomeadamente, o behaviorismo e a psicanálise. A importância de Carl Rogers e a sua marca na história da Psicologia são ainda visíveis na actualidade e ainda ouvimos falar em termos como “empatia” e “orientação não directiva em terapia” graças aos seus contributos que serão analisados ao longo deste trabalho. Ao longo do trabalho será feita uma breve revisão da vida e da obra de Carl Rogers de

Relacionados