CRAEDI – Plantando sementes da Inclusão na Escola de Tempo Integral de Governador Valadares!

791 palavras 4 páginas
CRAEDI – Plantando sementes da Inclusão na Escola de Tempo Integral de Governador Valadares!

O CRAEDI – Centro Municipal de Referência em Educação Especial Inclusiva, órgão da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares, foi inaugurado em 09/11/2005. Surgiu com o intuito de contribuir com a transformação do sistema educacional do município em um sistema inclusivo, apoiando o processo de escolarização do aluno com deficiência desde a Educação Infantil até a conclusão do Ensino Fundamental, contemplando ações para o desenvolvimento do aluno, o trabalho com a família e a capacitação dos educadores das escolas regulares.

Com o objetivo de oferecer o AEE - Atendimento Educacional Especializado, numa perspectiva inclusiva, aos alunos com necessidades educacionais específicas incluídos nas escolas municipais, dentre eles: deficiência auditiva, visual, intelectual, física, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, o CRAEDI têm contribuído para a redução das desigualdades no tocante ao acesso e permanência, com sucesso, destes alunos na educação básica.

Desde sua implantação, temos registrado um aumento de considerável do número de alunos com deficiência, incluídos nas escolas regulares municipais ao efetivarmos a oferta da Educação Especial/Inclusiva para todos os alunos com deficiência e altas habilidades.

O Atendimento Educacional Especializado é realizado através de oficinas pedagógicas sendo elas: Oficinas de Conhecimentos, Linguagem, Movimento, Português para aluno com surdez, Libras, Braille e Programa de atendimento para alunos com Altas Habilidades/Superdotação.

O trabalho nessas oficinas visa proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a aprendizagem dos conteúdos específicos e estimula o aluno a organizar e gerir seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento, tornando-se cada vez mais emancipado.

O Centro se preocupa ainda com o acompanhamento das

Relacionados