Críticas ao behaviorismo

Páginas: 2 (424 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
A crítica mais comumente vista acusa o behaviorismo de ser reducionista e de tratar o homem como uma máquina desprovida de pensamento, que somente responde a estímulos ambientais. Essa é uma ideiaequivocada partindo de uma visão limitada da teoria que tende a explica-la a partir do behaviorismo metodológico, proposto por Watson, como se essa fosse a única forma de conceber o behaviorismo. Aolongo do tempo o behaviorismo foi evoluindo e durante seu desenvolvimento sofreu influência de diferentes teorias e formas de ver o mundo e o homem (social, cognitiva, etc.).
A teoria de Skinnerformula o chamado “Behaviorismo Radical” e afirma que “Os homens agem sobre o mundo, modificando-o e, por sua vez, são modificados pela consequência de sua ação”. Skinner posiciona-se diferente a propostade Watson, pois não se apoia somente no conceito de comportamento respondente que afirma que o homem apenas responde a estímulos do ambiente (S-R “estímulo-resposta”). Skinner adota o chamadocomportamento operante, que segue o modelo da seleção por consequências.
Neste modelo o homem não é mais visto como um ser que unicamente responde a estímulos do ambiente, mas, como um ser que age nomundo modificando-o e sendo por ele modificado. Na seleção por consequências, a consequência de comportamento terá um papel fundamental na manutenção ou extinção do mesmo, sendo um conceitoprobabilístico, pois, um comportamento que apresente consequências satisfatórias terá maior probabilidade de se repetir. Ele também coloca que o que é satisfatório para um indivíduo não necessariamente será tambémsatisfatório para todos. Da mesma forma as consequências desagradáveis também não, isso se deve ao fato de Skinner ver o homem como produto da filogênese (história de sua espécie), ontogênese (suahistória individual) e a cultural, o que para Skinner, diferencia os gostos e valores de cada indivíduo, visto que as pessoas têm histórias de vida diferentes.
Outra crítica ao Behaviorismo Radical é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1- Qual a crítica que a Gestalt faz ao Behaviorismo
  • Behaviorismo e a critica a teoria das relações humanas.
  • A Psicologia da Gestalt e sua crítica ao Behaviorismo: Skinner teria uma solução?
  • Resenha critica do filme cão de briga e a teoria do behaviorismo
  • resenha critica sobre: Behaviorismo e criminologia: controle do comportamento desviante.
  • Behaviorismo
  • Behaviorismo
  • Behaviorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!