crítica

Páginas: 3 (720 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SANTA CATARINA
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFESSOR: DIEGO AUGUSTO BAYER
RESENHA CRÍTICA

A PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DAS MÍDIAS NO MEIO JURÍDICO ESOCIAL
Aline Alfarth Figueiredo

O artigo “Meios de Comunicação na Era da Desinformação, a Reprodução do Medo e sua Influência na Política Criminal” do mestre Diego Augusto Bayer (BAYER, Diego Augusto.Meios de Comunicação na Era da Desinformação, a Reprodução do Medo e sua Influência na Política Criminal (p. 153-173). IN: MUÑOZ CONDE, Francisco. Controvérsias Criminais: Estudos de Direito Penal,Processo Penal e Criminologia. 1ª ed. Jaraguá do Sul: Editora Letras e Conceitos, 2013) analisa o discurso dos meios de comunicação e sua função de informar e desinformar, onde mostra as diversas formasde manipulação da audiência. Expõe a produção e reprodução do medo causada através do mau uso do jornalismo e das mídias em geral, centralizando-se na falta de ética dos profissionais. O artigoviabiliza examinar a formação da fantasia pelos meios de comunicação, bem como seu público alvo e a influência que causa perante a política criminal em decorrência dos limites ultrapassados.
É evidenciadoque os meios de comunicação realizam grande influência sobre as pessoas, e são considerados como o quarto poder, devido à capacidade de manipular a opinião pública, à dificuldade de filtro dasinformações pela maioria da população; os meios de comunicação, ao selecionarem seu conteúdo, selecionam também quais informações e pessoas serão importantes em relação ao fato, e esse afogo em serem osprimeiros a noticiar algo, acaba criando uma realidade parcial e muitas vezes, ilusório. Isso acaba fazendo com que a mídia determine a ordem do dia da sociedade, decidindo no que devem pensar.
O autorconclui que a mídia utiliza o poder que possui para manipular os pensamentos da sociedade moderna, e através desse poder, cria perfis os quais querem que seja excluído da sociedade. Diz que muitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crítica
  • criticas
  • Critica
  • critica
  • critica
  • critica
  • Critica
  • Crítica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!