Crítica social

Páginas: 2 (312 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Conceito

O ponto de partida da crítica social pode ser extremamente variado e as diferentes formas de socialismo (marxismo, anarquismo etc) nunca tiveram o monopólio da crítica social. O ponto departida pode ser a experiência de uma minoria numa sociedade (por exemplo, homossexuais) ou mesmo a experiência de um grupo de pessoas dentro de um movimento social progressista que não cumpre à riscatodos os aspectos de sua agenda progressista. Mulheres da Nova Esquerda freqüentemente sentem-se insatisfeitas com as atitudes sexistas de suas contrapartes masculinas e muitas estão engajadas nasegunda onda feminista; adeptas da teologia da libertação militam agora na teologia feminista.[1] Dentro do (ou após o) pós-modernismo, não parece ser possível uma grande teoria unificadora. Isto nãoexclui a possibilidade nem a necessidade de diálogo. No entanto, a maioria das críticas sociais ainda consideram a crítica ao capitalismo como central.
Segundo Olavo de Carvalho, as críticas sociais"podem ser hierarquizadas numa escala de validade estritamente objetiva, conforme (a) a legitimidade intrínseca da autoridade convocada a legitimá-las; (b) a maior ou menor consistência lógica do nexoentre a autoridade legitimadora e o conteúdo da crítica".[2] No primeiro caso, a autoridade do crítico pode estar embasada em falsas premissas (como um modelo de sociedade ideal inventado por ele mesmo,por exemplo). No segundo caso, a dedução extraída, mesmo que de fonte legítima, pode não ser válida logicamente.
[editar]Formas acadêmicas de crítica social

A disputa entre o racionalismo crítico(por exemplo, Karl Popper) e a Escola de Frankfurt exemplificou o principal problema no tocante a se a pesquisa em ciências sociais deveria pretender-se "neutra" ou "objetiva", ou adotarconscientemente um ponto de vista necessariamente partidário.
Obras de crítica social podem pertencer à filosofia social, economia política, sociologia, psicologia social, psicanálise e também a estudos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criticas sociais
  • critica social
  • RESENHA CRITICA RESPONSABILIDADE SOCIAL
  • Criticas sociais vidas secas
  • trabalho critica social
  • Construtivismo contra social critica
  • FUNCIONALISMO DA TEORIA SOCIAL CRITICA
  • analise critica psicologia social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!