Crédito e cobrança

Páginas: 31 (7510 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

O Setor de crédito e cobrança tem como principal função administrar os recebíveis. A palavra crédito vem do latim creditum que significa “coisa confiada”. Um crédito é uma quantia de dinheiro que se deve a uma entidade.
Uma grande parte das pequenas e médias empresas encontra uma grande dificuldade de cobrar o que seus clientes lhes devem. Consideramos este fato como muito naturalpois a empresa industrial, comercial, prestadora de serviços não é uma entidade financeira ou um banco, que vive o dia-a-dia de conceder créditos, isto é, a mercadoria de um Banco ou Financeira é o dinheiro.

O domínio das técnicas de cobrança é um exercício diário de identificar as técnicas que mais se adaptam ao seu trabalho. Existem várias formas de cobrar créditos, as mais comuns são: acobrança em carteira (que são pagos no caixa da empresa, por cobrança pessoal, ou carnê), a cobrança bancária (simples, descontada, caucionada, factoring), jurídica (protesto, advogado ou empresa especializada), dação em pagamento, etc.

Os dois métodos mais utilizados para determinar os limites de créditos são: Método Caso a Caso e o Método Contábil. No método Caso a Caso é baseado em informaçõescadastrais e na vivência do encarregado pela concessão de crédito na empresa, ou seja, a empresa pesquisa o perfil do clientes ,para tomar sua decisões se vai ou não conceder o crédito (bens ou serviços) e é através dos Cs do crédito que é possível tornar sua decisão positiva ou negativa, sendo eles: Caráter, Capacidade, Capital, Colateral e Condições.

métodos de cobrança
O Método Caso a CasoO método caso a caso baseia-se, quase sempre, em informações cadastrais e na vivência do encarregado pela concessão do crédito na empresa.
Por mais antiquado que possa parecer o método discricionário, não se deve menosprezar a bagagem dos profissionais com vivência na área de crédito. Muitas vezes, trata-se de pessoas com uma vivência profissional e um discernimento que não há sistemainformatizado que substitua. Além disto, em alguns casos não existem alternativas ao método discricionário. Imagine uma empresa de consultoria que venda serviços altamente especializados. Imagine que as vendas desta empresa sejam muito concentradas, ou seja, que emita poucas faturas de elevado valor unitário. É provável que, para muitos de seus clientes, esta empresa venda a- penas uma vez na vida. Para estaempresa de consultoria, o método discricionário é a única alternativa.
O grande problema do método discricionário é que, dependendo do número de pedidos a aprovar, a análise em separado de cada situação em particular pode ser uma “chave inglesa” que estaremos jogando nas engrenagens das vendas da empresa.
No método Caso a caso também conhecido como método discricionário, o profissional decrédito levanta a ficha cadastral do cliente ou lança mão das empresas de informações cadastrais para embasar suas decisões. Nestes casos a empresa pode apenas decidir se aprova ou não o pedido, como também pode determinar um limite de crédito para o cliente que está sendo analisado. Vejamos como isto se dá.

OS C’S DO CRÉDITO
É baseado nos conceitos definidos pelos C’s do crédito é que sãopreparadas as fichas cadastrais dos clientes. Existe uma proliferação de conceitos sobre os chamados C’s do crédito. Praticamente todos os substantivos aplicáveis começando pela letra “c” já foram algum dia influído na lista dos chamados C’s do crédito – caráter, capacidade, capital, conglomerado, etc. Nós preferimos reduzir os C’s do crédito às cinco seguintes condições:
* Caráter
*Capacidade
* Capital
* Colateral
* Condições

CARÁTER
Vejamos o que querem dizer cada uma destas condições. 
Caráter 
O “caráter” nos informa as características da empresa e das pessoas que estão à frente do negócio. Neste caso deverão ser analisados aspectos tais como: 

* Tradição – A empresa é nova ou tradicional no ramo? Lembre-se de que 80% das empresas que são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crédito e cobrança
  • Cobrança e Crédito
  • credito e cobrança
  • credito e cobrança
  • Credito e Cobrança
  • Crédito e cobrança
  • Credito e cobrança
  • CRÉDITO E COBRANÇA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!