Crédito tributário

Páginas: 3 (508 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2012
Distinguir ato, norma e procedimento administrativo. Que é lançamento tributário? Trata-se de norma, ato ou procedimento administrativo? Explique.


2) É correto afirmar que o lançamentotributário apresenta-se em três espécies? O chamado lançamento por homologação é efetivamente lançamento? E o lançamento por declaração?


3) Explique as teorias declaratória e constitutiva do créditotributário. Na sua opinião pode a obrigação tributária nascer antes do crédito tributário?


4) Que significa “constituição definitiva do crédito”? Quando se dá: (i) na ocorrência do evento tributário,(ii) na data do vencimento, (iii) na lavratura do lançamento, (iv) no ato da efetiva notificação, (v) na decisão administrativa de ultima instância, (vi) no momento da inscrição do crédito em dividaativa ou (vii) no trânsito em julgado da decisão judicial?


5) Determinada empresa contribuinte de ICMS declara e formaliza o seu débito fiscal, de acordo com a lei, mas por motivos quaisquer nãorecolhe o montante devido. A Fazenda Estadual de São Paulo encaminha a declaração do contribuinte para inscrição na divida ativa, para posterior execução fiscal. Uma vez que não há controvérsia no quetange à obrigação de prestar o tributo ou ao quantum devido pela empresa, não há que se falar em necessidade de lançamento de oficio. A Fazenda, na ação de execução, impõem penalidades que entendecabíveis, além dos juros de mora. No seu entender, é correto o procedimento do Fisco? ( Vide Anexos III e IV)


6) Que é homologação? Com base no disposto nos artigos 150, §1 e 156, VII do CTN, o quese homologa: (i) o pagamento efetuado antecipadamente; (ii) a norma individual e concreta posta pelo contribuinte; ou (iii) ambos? Justifique sua resposta.


7) A lei n. 10.035/00 estabelece queserão executados, nos autos da reclamação trabalhista, os créditos previdenciários devidos em decorrência da decisão proferida pelos Juizes e Tribunais, resultantes de condenação ou homologação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • creditos tributarios
  • CREDITO TRIBUTARIO
  • Crédito tributário
  • Crédito Tributário
  • Credito tributário
  • credito tributario
  • Crédito tributário
  • Crédito Tributário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!