CPM/PERT

Páginas: 6 (1383 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇAO DAS OPERAÇÕES















PERT/CPM





















Resende - RJ
2014
UNIVERSIDADE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇAO DAS OPERAÇÕES













PERT/CPM





Universidade Estácio de Sá, curso de Administração – 5° período soba orientação do docente Sr. Noerbeck.






















Resende - RJ
2014














RESUMO


Este trabalho aborda a facilidade com que podemos utilizar a ferramenta PERT/CPM na elaboração e controle do processo produtivo através da identificação, estudo e melhora dos ciclos de atividades e eventos, tomados isoladamente e como um todo dentro decada processo. O objetivo principal é proporcionar ao leitor uma visão e compreensiva do método, encorajando-o a experimentá-lo e aprofundar-se em suas técnicas, sem nenhuma pretensão de esgotar o assunto ou sequer torna-lo referência.

















1. INTRODUÇÃO

A técnica PERT/CPM constitui-se de poderosa ferramenta na elaboração e gerenciamento de projetos utilizando oconceito de redes, sobremaneira aqueles com foco em processos. Kukierman (2000) diz que nos anos 1990 foi considerada como uma das “Sete Novas Ferramentas para o Planejamento e Administração Visando ao Aprimoramento Contínuo da Qualidade e Produtividade”.
Um projeto é uma maneira organizada de agregar recursos e direcioná-los para um ou mais objetivos, podendo estar dividido em etapas distintasconectadas em rede. Quando maior o número de etapas mais complexo é o projeto e consequentemente seu controle. A ferramenta que abordamos neste trabalho permite que o analista tenha uma visão ao mesmo tempo ampla e também simplificada de todo o processo, emprestando-lhe maior conforto e segurança, além da própria facilidade no gerenciamento desde a elaboração até acompanhamento.
A metodologiaaplicada foi basicamente a revisão de literatura associada à simulação de projetos baseados em processos hipotéticos de fácil assimilação.



















PERT/CPM

PERT/CPM, na realidade são dois modelos de planejamento em rede que surgiram no final dos anos de 1950. Progam Evaluation and Review Technique (PERT) foi desenvolvido para a Marinha americana pela empresaBozz-Allen and Hamilton e reduziu a duração de um projeto do progama Polaris de cinco para três anos. Na mesma época as empresas Dupont e Univac desenvolviam o sistema CPM (Critical Path Method). A grande semelhança e a irrelevante diferença entre ambos determinaram a integração dos dois sistemas que hoje são conhecidos como PERT/CPM, apenas.
Segundo Chiavenato (2004. p. 449) PERT e CPM são diagramasde flechas que estabelecem uma relação direta entre os fatores tempo e custo permitindo a otimização econômica de um projeto através do melhor aproveitamento dos recursos disponíveis dentro de certo período. Na opinião de Tubino (2007) uma rede PERT/CPM é formada por um conjunto interligados de setas e nós, onde as setas representam atividades que consomem recursos e tempo; e os nós, são eventos,que não consomem recursos nem tempo e indicam o início ou fim de determinada atividade. Kukierman (1982. p.23) adverte que PERT/CPM, assim como Pesquisa Operacional apenas revela situações, não as criando e assim, não decide, apenas ajuda na decisão. PERT/CPM não vai evitar atrasos de fornecedores, acidentes de percurso, crises econômicas, mas ajudar na superação dos problemas advindos dessasintempéries.
Segundo a ABNT apud Kukierman (1982. p.24) para desenvolver um raciocínio sobre PERT/CPM é necessário conhecer os seguintes termos:
Projeto: conjunto de ações e processos envolvendo recursos humanos, materiais, financeiros, etc., organizados para a realização de um objetivo bem definido a partir de uma situação conhecida ou convencionada.
Atividade: É um bloco ou etapa de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pert / cpm
  • Pert/cpm
  • Pert-cpm
  • PERT CPM
  • Pert / cpm
  • Pert Cpm
  • PERT CPM
  • Pert/cpm

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!