CPLET Resumo Aula Tema04 OK

1778 palavras 8 páginas
Resumo
Aula-tema 04: O ensino de estratégias de compreensão leitora
Nas aulas anteriores, estudamos sobre o conceito de leitura, leitura e compreensão e sobre o ensino da leitura. Nesta aula-tema iniciaremos a discussão sobre estratégias de leitura. O que é uma estratégia? Na literatura há várias descrições diferentes e muitos autores podem defini-la como uma habilidade, uma técnica, um procedimento, pois são todos muito semelhantes. Solé destaca o uso da palavra procedimento e apresenta a definição do termo proposta por Coll (1987,
p.89):
Um procedimento – com frequência chamado também de regra, técnica, método, destreza ou habilidade – é um conjunto de ações ordenadas e finalizadas, isto é, dirigidas à consecução de uma meta.
A estratégia também possibilita a seleção, a avaliação, a continuação ou abandono de algumas ações para que a meta seja alcançada, na medida em que ela é aplicada. No entanto, uma das características das estratégias é que elas não detalham e nem prescrevem totalmente o caminho de uma ação. Um componente fundamental das estratégias é a existência de um objetivo que deve ser perseguido ao longo da ação e que pode ser modificado, se necessário.
Assim, as estratégias de compreensão leitora são procedimentos de ordem elevada que envolvem objetivos a serem realizados, o planejamento das ações que podem determinar o alcance do objetivo, bem como a avaliação e possíveis mudanças ao longo do processo. A partir dessa definição algumas implicações podem ser destacadas: a) é necessário ensinar estratégias para compreender os textos e b) as estratégias não podem ser consideradas técnicas precisas ou receitas infalíveis, ou seja, os problemas devem ser analisados de modo bastante flexível para encontrar suas soluções.
Segundo Palincsar e Brown (1984), autores citados por Solé, a compreensão daquilo que se lê é produto de três condições:
1) Clareza e coerência do conteúdo e familiaridade com as estruturas do texto.
2) Conhecimentos prévios do leitor que

Relacionados