Cpc 26 - resumo

Páginas: 18 (4489 palavras) Publicado: 15 de maio de 2013
CPC 26.
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO E DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO ABRANGENTE.
OBJETIVO
1. Este pronunciamento tem como objetivo definir a base para a apresentação da demonstra contábil, tendo em vista que todas as entidades tenham o mesmo padrão, para que haja segurança quando todas as demonstrações de períodos anteriores como entidades diferentes tenham o mesmo caminho.
Este pronunciamentoestabelece requisitos gerais e mínimos para que isso ocorra.

ALCANCE

2. Este pronunciamento deve ser aplicado em todas as demonstrações contábeis elaboradas e apresentadas de acordo com os Pronunciamentos, orientações e requisitos do CPC.

3. (O reconhecimento, a mensuração e a divulgação de transações especificam e outros eventos são objeto de outros pronunciamentos, orientações einterpretações). Ou seja, este pronunciamento não tem como objetivo especificar o valor das contas ou dizer onde ou o que é cada conta, e sim apenas orientar e organizar a estrutura da demonstração de resultado.

4. Este pronunciamento não é utilizado a estrutura e ao conteúdo de demonstrações contábeis intermediárias condensadas elaboradas segundo o PRONUNCIAMENTO TECNICO CPC 21 (demonstraçõesintermediarias). No entanto os itens 13 a 35 deste pronunciamento são utilizados nas demonstrações contábeis intermediarias.
Este pronunciamento é utilizado igualmente em todas as entidades. (requisitos gerais e mínimos iguais a todos). Inclusive aquelas entidades que apresentam demonstrações contábeis consolidadas ou demonstrações contábeis separadas conforme definidos em pronunciamentos técnicos CPC 35(demonstrações separadas). CPC 36 (demonstrações consolidadas).

5. Este pronunciamento é utilizado com termos próprios que é adequada as entidades com fins lucrativos, incluindo entidades de negócios do setor publico.Se entidades sem fins lucrativos do setor ou publico ou privado utilizam-se deste pronunciamento, podem ter que corrigir algumas descrições usadas para itens específicos dasdemonstrações contábeis e mesmo para as próprias demonstrações

6. Entidades que não constituem de patrimônio liquido como definido em pronunciamento técnico CPC 39 –Instrumentos financeiros(entidades cooperativas), podem ter que adaptar a apresentação, nas demonstrações contábeis , nos interesses e participações de seus proprietários.

Definições

7. Termos e significados

Demonstrações contábeisde propósito gerais: (simplesmente mencionada como demonstrações contábeis). São aquelas que têm como objetivo informar pessoas externas, que não tenham condições de requerer relatórios específicos para atender suas necessidades especiais.

Aplicação impraticável- A aplicação é considerada impraticável, depois que foram feitos todos os esforços razoáveis pela entidade para que se aplique. (semresultado)

Praticas contábil brasileira – Nada mais é que as entidades colocarem em pratica a legislação societária brasileira, os pronunciamentos, as interpretações e orientações emitidas pelo CPC confirmado pelos órgãos reguladores. Desde que atendam ao pronunciamento conceitual básico estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro emitido pelo CPC, e comisso, estando em harmonia com as norma contábeis internacionais.

Omissão material ou divulgação distorcida material – As omissões ou divulgações distorcidas podem influenciar nas decisões econômicas que os usuários das demonstrações usam como base a demonstração. O tamanho e a natureza da omissão ou divulgação distorcida , pode ser o fator determinante para a definição da materialidade.
Aavaliação da omissão ou divulgação distorcida pode influenciar a decisão econômica do usuário das demonstrações contábeis.

Notas explicativas – São informações adicionais apresentadas nas demonstrações contábeis. São constituídas de descrições narrativas de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.

Outros resultados abrangentes – são itens de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo cpc 26
  • Resumo CPC 26
  • Resumo CPC 26
  • Resumo CPC 26
  • Resumo CPC 26
  • Resumo CPC 26
  • Resumo CPC 00 / 16 / 26
  • Cpc 26

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!