Cp ng1 dr1 liberdade

2386 palavras 10 páginas
Sumário
Introdução Página 3
1. O que é a liberdade Página 4
2. Responsabilidade Página 5
3. Determinismo, indeterminismo e libertismo Página 6
4. Deveres e direitos Página 8
5. O exercício da liberdade Página 10
6. Bem individual e bem comum Página 11
Conclusão Página 12
Bibliografia Página 13

Introdução
Este trabalho, realizado na Área de Cidadania e Profissionalidade, Núcleo Gerador 1 (Direitos e deveres), é referente ao DR 1 – Liberdade e responsabilidade pessoal.
Tentarei, em primeiro lugar, compreender o conceito de “liberdade” e de “responsabilidade”, de modo a poder explicar as perspetivas filosóficas sobre a liberdade: libertismo, determinismo e indeterminismo.
Em segundo lugar, procurarei elucidar os conceitos de dever e de direito e relacioná-los num contexto privado. Farei, ainda, uma análise de situações específicas sobre o exercício da liberdade.
Por fim, analisarei a relação existente entre bem individual e bem comum.

1-O que é a Liberdade?
A palavra “liberdade”, de origem latina (libertas), significa independência, o que aponta para a ideia de que liberdade implica autonomia do ser humano relativamente a tudo o que o possa condicionar
Já desde há muito tempo que vários filósofos reflectem sobre este conceito e a sua prática. Na Declaração dos Direitos do Homem a liberdade individual está definida como o poder de “fazer tudo o que não for nocivo a outrem; assim, o exercício dos direitos naturais de cada um não tem outros limites além daqueles que asseguram aos outros membros da sociedade dos mesmos direitos” (Vicente, 1985, v. 07, p.2159).
De um ponto de vista mais filosófico, a liberdade caracteriza-se pela capacidade humana de tomar decisões racionais para efectuar certos atos sem repercussões negativas para o agente nem para os outros. Decisões racionais, porque os homens devem ponderar as causas e consequências das suas acções. Contudo, a liberdade é limitada por várias

Relacionados

  • Material de apoio
    5899 palavras | 24 páginas
  • Tribunal do Júri: Juiz Leigo
    73509 palavras | 295 páginas