cozinha meciterranea

1020 palavras 5 páginas
1 BREVES RELATOS HISTÓRICOS
As terras que se encontram ao redor do mediterrâneo partilham uma longa historia, em que intervieram vários povos, e um muito especial, o que permite que exista uma culinária mediterrânica (também denominada dieta Mediterrânica) bem rica. Típicos desta região são também as oliveiras, os citrinos e uma enorme variedade de ervas de cheiro, que dão cor e sabor especiais a esta culinária.
No início de dezembro de 2013, a dieta mediterrânica foi aprovada pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade, no decorrer da 8.ª sessão do comité intergovernamental da organização, que decorria em Baku, capital do Azerbeijão.

2 LOCAL
O trigo, base da alimentação[editar | editar código-fonte]

Refeição mediterrânica na Dalmácia,Croácia.
Pode dizer-se que a base daalimentação nos países mediterrânicos é o trigo em suas várias formas. O pão oukhubz, em todos os países do norte de África e noLevante, é de preferênciaachatado e pode ser usado como um “envelope” dentro do qual se coloca algumrecheio – o famoso pão pita– provavelmente derivado do pão ázimo dos judeus, mas este commassa fermentada. Na parte europeia do Mediterrâneo, em geral prefere-se pão com algum volume, que se corta em fatias ou pequenos pedaços para consumir; no entanto, a pizza típica de Itália é provavelmente uma forma de pão achatado.
Outra forma de consumir o trigo é na forma de massas alimentícias, como o spaghetti e seus “parentes” na parte europeia do Mediterrâneo, ocuscus do norte de África, mas amplamente adotado na França, e otriguilho, base de vários pratos. Na Etiópia e norte do Sudão, o “pão” é mais parecido com o roti indiano, um crepe de massa de trigo (ou teff) fermentada, cozido no vapor, chamado injera (em amárico).
Ainda outra maneira de utilizar a farinha – ou a sêmola – é em doces ebolos que quase sempre se encontram na mesa dos povos desta região, pelo menos ao fim da refeição.
Os legumes e frutos[editar | editar código-fonte]
Devido ao seu

Relacionados