Cowdsourcing

867 palavras 4 páginas
Crowdfunding
Rui Venâncio - 20111509
Seminário de Sistemas e Tecnologias de Informação III
Sistemas e Tecnologias de Informação
Universidade Atlântica
Introdução
Crowdfunding é um sistema de financiamento colaborativo, visando promover a concretização de grandes ideias.
Com o crowdfunding, o montante obtido, resulta das contribuições feitas por financiadores individuais, que acreditam na ideia e que concordam investir em troca de determinadas contrapartidas. Para projetos com necessidades de capital, surge como uma alternativa ao financiamento tradicional oferecido pelas entidades bancárias.
História
O conceito de crowdfunding pode ser visto como parte do conceito mais amplo de crowdsourcing, o qual foi usado pela primeira vez por Jeff Howe em junho de 2006 na revista Wired. Segundo, crowdsourcing aproveita a natureza profundamente social da espécie humana e utiliza a tecnologia para "fomentar níveis sem precedentes de colaboração e trocas significativas entre pessoas".
No crowdfunding, as contribuições normalmente assentam no princípio de retorno, isto é, num sistema de contrapartidas. A definição das contrapartidas deve decorrer das características de cada projecto e dos resultados do mesmo, sendo da responsabilidade do promotor decidir aquilo que quer dar em troca aos investidores. (ex. Oferta ou desconto na compra de um determinado produto ou serviço que seja fruto do projecto).
O objetivo deste sistema é efetivamente fazer com que os projectos tenham a capacidade de mobilizar multidões com base num sistema de apoio e retorno.
A Web 2.0 tornou a internet mais participativa e colaborativa facilitando a interação entre os utilizadores. Essa estrutura foi crucial no desenvolvimento de plataformas para os empreendedores criativos chegarem facilmente a investidores ou consumidores.
Os sites de crowdfunding baseiam-se em algumas características, como:
1) Descrição de um projeto viável e os principais objetivos a que se destina.
2) Objectivos de

Relacionados