Coutinho

Páginas: 8 (1843 palavras) Publicado: 20 de maio de 2015

INTRODUÇÃO;
Este trabalho destina-se a analisar historicamente as origens e justificativas do uso da moeda e da cobrança de juros, bem como conhecer a aplicação prática dos conceitos da matemática financeira no público e no privado.
Sendo assim, podemos concluir que é um trabalho para se obter a capacidade de identificar produtos financeiros associando sua operação com os conceitos aprendidosdentro da disciplina.

DESENVOLVIMENTO;
1 - Históricamente, as primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C.. As características que se desejava ressaltar eram transportadas para as peças através da pancada de um objeto pesado (martelo), em primitivos cunhos. Foi o surgimento da cunhagem amartelo, onde os signos monetários eram valorizados também pela nobreza dos metais empregados, como o ouro e a prata.
Embora a evolução dos tempos tenha levado à substituição do ouro e da prata por metais menos raros ou suas ligas, preservou-se, com o passar dos séculos, a associação dos atributos de beleza e expressão cultural ao valor monetário das moedas, que quase sempre, na atualidade, apresentamfiguras representativas da história, da cultura, das riquezas e do poder das sociedades.
O dinheiro é reconhecido como um meio de troca aceito para pagar bens, serviços e dívidas. Além disso, a moeda serve para mensurar o valor relativo que algum tipo de riqueza ou serviço possui. O preço de cada mercadoria é atribuído por meio de um número específico de moedas ou cédulas que demarcam a quantidade aser paga por esse bem. No entanto, uma única moeda nem sempre serve de referência para uma mesma localidade.
Mesmo trazendo maior mobilidade para o empreendimento de transações comerciais, a moeda não é usada em todas as economias do mundo. Diversas sociedades e regiões preservam o uso da troca em sua economia. De forma geral, os produtores inseridos neste tipo de economia utilizam dosexcedentes de sua produção para estabelecerem alguma forma de escambo. Ao longo do tempo, a diversificação dos produtos dificultou a realização desse tipo de troca natural.
Ao longo dos séculos, a requisição de jazidas de ouro e de prata para a fabricação de moedas acabou se tornando cada vez mais difícil. Por isso, o papel moeda acabou ganhando maior espaço no desenvolvimento das transações comerciais.Na Baixa Idade Média, a falta de moedas motivava os comerciantes das feiras a utilizarem letras de câmbio para o estabelecimento de alguma negociação. Hoje em dia, as moedas são mais utilizadas para o pagamento de quantidades de baixo valor.
A perda de espaço para o papel-moeda fez com que as moedas metálicas agora fossem mais valorizadas por sua durabilidade do que por sua beleza. O rápidoprocesso de circulação de valores e a complexificação de economias cada vez mais integradas, fizeram com que as moedas fossem substituídas por outras formas de pagamento, como o cheque e o cartão de crédito.
"Os juros e os impostos existem desde a época dos primeiros registros de civilizações existentes na terra. Um dos primeiros indícios apareceu na já Babilônia no ano 2000 A.C. Nas citações maisantigas, os juros eram pagos sob a forma de sementes ou de outros bens. Muitas das práticas existentes originaram-se dos antigos costumes de empréstimo e devolução de sementes e de outros produtos agrícolas”. (GONÇALVES, 2005)
À época, pouco restara do escambo, corroborando a idéia de que o homem tem em seu âmago a sede de lucro. Isto porque, não bastando o conceito de troca, idealizou-se já naqueletempo um sistema financista que permitiria o auferimento de certa vantagem para o detentor do bem necessário.

2 - A pesquisa de campo foi realizada na instituição financeira Banco do Brasil SA:
BB CRÉDITO CONSIGNAÇÃO:
Empregador possuir convênio com o BB para o desconto das prestações em folha de pagamento;
Possuir limite de crédito disponível;
Possuir contrato de adesão assinado. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coutinho
  • liza coutinho
  • Eduardo Coutinho
  • Coutinho resenha
  • André coutinho
  • Eduardo coutinho
  • Coutinho 2007
  • BioGeo Coutinho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!