Coutinho resenha

Páginas: 3 (541 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013
Ismael de Lima Coutinho é o autor do livro Pontos da Gramática Histórica, publicado, pela primeira vez, em 1936. O autor sintetiza elucidativamente a fonética e a morfologia evolutiva da línguaportuguesa.
Segundo Coutinho, a Gramática Histórica é aquela que estuda uma língua pelo seu desenvolvimento, desde seu início até os dias atuais, considerando todas as transformações pelas quais essalíngua passou, como ela se estruturou e sua evolução através do tempo e espaço. Portanto, seu objeto de estudo é muito mais amplo que o da Gramática Expositiva, Descritiva ou Prática, já que esta se ocupade uma língua no seu estado atual.
A Gramática Expositiva apresenta como utilizar os elementos, como as sílabas se compõem, se juntam e se acentuam; a Descritiva, como o próprio nome diz, descrevetodos os elementos de uma língua em um dado momento em qualquer variante e em todos os níveis e, por fim, Prática, de acordo com o uso culto e formal da língua. Ainda que haja a ressalva da GramáticaHistórica ser teoricamente mais abrangente e, consequentemente, mais importante que a Gramática Expositiva, Descritiva ou Prática, deve-se levar em conta que elas se completam.
A Gramática Históricaestá subordinada à Glotologia, que é uma ciência que estuda a origem e desenvolvimento da linguagem. Embora alguns autores julguem que a origem da linguagem está fora do âmbito da Glotologia – opiniãosustentada por Trombetti, Jespersen e Wilbur Marshall, Coutinho considera que há uma evolução do idioma de acordo com as tendências naturais que trazem resultados de acordo com os hábitos glóticos dedeterminado povo.
O autor diz que Literatura é um conjunto de obras reproduzidas pelo espírito humano por meio das palavras e que ela é dividida em dois tipos: culta e popular ou folclórica. NaLiteratura popular, Coutinho diz que se extravasa a alma ingênua da nacionalidade – o que é, na realidade, um conceito de época - pois se compreende que o que o belo é o culto e a cultura é formal. Tal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha de coutinho
  • Resenha do texto de Carlos Nelson Coutinho
  • Resenha do texto “a propaganda digital em debate”. de marcelo coutinho
  • Coutinho
  • Coutinho
  • Coutinho
  • RESENHA SOBRE O LIVRO INTRODUÇÃO À LITERATURA BRASILEIRA DE AFRÂNIO COUTINHO
  • liza coutinho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!