Couchsurfing: a emergência de um turismo alternativo

Páginas: 4 (851 palavras) Publicado: 9 de maio de 2011
Couchsurfing – A emergência de um Turismo alternativo…

Neste artigo, pretende-se partilhar um novo conceito de viajar e fazer Turismo – Couchsurfing.
Actualmente, o Turismo é por excelência aactividade de Ócio levada a cabo por cidadãos, deixando marcas profundas na economia de cada País, interferindo no respectivo PIB.
Perspectivando o Turismo, enquanto actividade de Ócio, é umaexperiência essencialmente Humana e Humanizadora. Esta actividade possibilita o reencontro, o encontrar-se a si próprio, comunicar consigo e com os demais, pois ainda que não se fale a mesma língua, permite“mergulhar” numa comunicação ancestral que une todas as Pessoas Humanas.
Assim, como outras práticas de Ócio, o Turismo, gerou outros estilos de vida e está a provocar a abertura de certas Comunidades eainda a abertura das mentes dos seus membros.
Turista, neologismo atribuído a Stendhal, começou a ser utilizado com maior frequência após as guerras napoleónicas, para identificar os viajantes“românticos” que pretendiam conhecer o Mundo pelos seus próprios olhos.
A forma como se entende o Ócio na actualidade, permite-nos ter uma visão mais atenta e cuidada sobre como se vivência e entende oTurismo. Na década de cinquenta do século passado, o Ócio era visto apenas como descanso, gerando o Turismo de Sol e Praia, que apenas pretendia a ruptura com a rotina laboral. As culturas pós-modernasuniversalizaram o Turismo, como prática social desejável. O Turismo das férias converteu-se num símbolo da ruptura, da separação com o mundo laboral e da vida quotidiana com os problemas que lhe estãoinerentes. Nas viagens das férias é a ocasião para que o Homem Moderno sinta e exercite a sua liberdade. Em simultâneo, também serve de válvula de escape para aqueles que procuram o descanso, acompensação da realidade dura, crua e a possibilidade de poder encontrar a tão desejada “Felicidade”.
Os turistas são pessoas ou grupos que visitam um lugar que lhes interessa por algum motivo, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Couchsurfing
  • Alternativo
  • O projeto CouchSurfing
  • emergencia
  • Emergência
  • emergencia
  • Emergência
  • Emergências

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!