cotunicultura

527 palavras 3 páginas
A coturnicultura é um segmento dentro da avicultura destinado a criação de codornas seja para fins lucrativos ou ate mesmo para consumo próprio, a coturnicultura é uma fonte rápida de produção de carnes e ovos, ultimamente muito apreciado por diversas pessoas. Além de ser um investimento relativamente baixo se comparado á outras criações, por depender de pouco espaço, pouca mão-de-obra, e principalmente por ter retorno rápido do capital investido.
No Brasil as codornas foram introduzidas pelos imigrantes, principalmente os europeus e os japoneses, estes últimos são os principais responsáveis pela produção nacional.

Nos últimos anos a coturnicultura têm apresentado desenvolvimento bastante acentuado, adequando-se as novas tecnologias de produção, onde a atividade tida como de subsistência, passou a ocupar um cenário de atividade altamente tecnificada com resultados promissores aos investidores.
As codornas são originárias do norte da África, da Europa e da Ásia, pertencendo à família dos Fasianídeos (Fhasianidae). Foi criada primeiramente na China e Coréia e, em seguida no Japão, por pessoas que apreciavam seu canto. Contudo, em 1910 os japoneses, iniciaram estudos e cruzamentos entre as codornas provindas da Europa e espécie selvagens, obtendo-se assim,um tipo domesticado, que nomearam de Coturnix coturnix japônica. A partir de então, iniciou-se a sua exploração, visando à produção de carne e ovos (Reis, 1980).
Em 1959 a codorna foi introduzida no Brasil por imigrantes italianos e japoneses com interesse inicial pelo seu canto.

Aliado a fatores motivantes da criação de codorna, como; o rápido crescimento, a precocidade na produção e a maturidade sexual (35 a 42 dias), a alta produtividade (média de 300 ovos/ano), pequenos espaços para grandes populações, a grande longevidade em alta produção (14 a 18 meses), o baixo investimento e, consequentemente, o rápido retorno financeiro. Houve grande investimento em seleção e qualidade de produto, onde os

Relacionados