Cotas

Páginas: 2 (497 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1 No edital do primeiro vestibular das cotas raciais da UFPR consta do artigo 69, alínea e: "[…] declaração de próprio punho, perante autoridade constituída da UFPR […] de que o candidato pertence aogrupo preto ou pardo, constantes no Censo Oficial do IBGE, de que é assim reconhecido na sociedade e de que possui traços fenótipos que o identifiquem como negro"; no art. 70, primeiro parágrafo,lê-se: "Será nomeada pelo Reitor da UFPR uma comissão encarregada de analisar os seguintes documentos: I – autodeclaração de grupo racial a que pertence o candidato, conforme previsto na alínea e) do Art.69; II – comprovante de realização do ensino fundamental e médio em escola pública, conforme previsto nas alíneas a) e f) do Art. 69" (Edital, 2004, p. 4, grifos nossos). Reproduz-se, nesse caso, anoção de um aparato que busca mimetizar os "olhos da sociedade", tal como na UnB.
2 Muitos comentaristas, entre os quais Azevedo, Duarte, Lewgoy, Pena e Salzano, mencionam, de forma menos ou maisenfática, as analogias entre os métodos utilizados na UnB e práticas de regimes políticos centrados no racismo, como o nazismo e o apartheid.
3 O denominado "Projeto Unesco de Relações Raciais" foi umciclo de pesquisas desenvolvido no Brasil nos anos 1950 de grande importância na história das ciências sociais no Brasil, associado às iniciativas contra o racismo no pós-Segunda Guerra Mundial (Maio1999, 2004a).
4Vários comentaristas trazem reflexões relativas a esses pontos. Bortolini menciona o aumento da visibilidade da genética na vida social contemporânea, que vem associada a uma crescentelegitimidade no trato das questões sociopolíticas as mais diversas. Maggie faz alusão a pontes entre visões pautadas na moderna ciência genética e perspectivas de cidadania e democracia no Brasil, apartir de pesquisas com estudantes da periferia do Rio de Janeiro. Sobre as relações entre genética e sociedade, é importante ressaltar que, mesmo que os geneticistas não manifestem intenções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cotas
  • cota
  • cotas
  • COtAS
  • Cotas
  • cotas
  • Cotas
  • cotas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!